Morreu o inventor do "rato"

A patente do “rato, que se apresentava inicialmente como uma caixa em madeira com duas rodas de metal, foi pedida em 1967 e concedida em 1970

Foto

O engenheiro e pioneiro da informática Doug Engelbart, inventor do “rato”, morreu nesta quarta-feira à tarde, aos 88 anos, segundo fonte do instituto baptizado com o seu nome. O cientista morreu na sua casa de Atherton, no coração de Silicon Valley, no estado norte-americano da Califónia, acrescentou a mesma fonte.

Nascido no Oregon, Douglas Engelbart instalou-se na Califórnia para se tornar investigador no Stanford Research Institute, após se ter formado em engenharia eletrónica e informática nos anos 50, quando um único computador ainda ocupava uma divisão. O trabalho do engenheiro e da sua equipa ajudou a lançar as bases sobre os quais se ergueu a informática moderna.

As suas pesquisas incidiram sobre a videoconferência, a teleconferência, o correio eletrónico, as “janelas” e as ligações de hipertexto, mas ficou sobretudo conhecido por ter inventado o “rato”.

A patente do “rato, que se apresentava inicialmente como uma caixa em madeira com duas rodas de metal, foi pedida em 1967 e concedida em 1970.

A sua equipa de investigadores criou também a Arpanet, precursora da Internet. Engelbart esteve na origem de 21 patentes e recebeu, em 2000, a medalha nacional de tecnologia, a mais alta distinção do setor.

Sugerir correcção
Comentar