Queda na bolsa é a terceira maior de sempre

PSI 20 abriu a descer 6,2%, o pior valor desde Outubro de 1998 e a terceira pior abertura de sempre.

Foto
Bolsa de LIsboa reagiu à demissão de Paulo Portas com fortes quedas Nuno Ferreira Santos

A queda de mais de 7%.% registada na abertura da sessão da Bolsa de Lisboa foi a mais grave desde Outubro de 1998.

“O índice PSI 20 [que agrega as 20 maiores empresas cotadas na bolsa portuguesa] abriu numa forte queda de 6,2%. Em termos de abertura é a pior do PSI 20 desde Outubro de 1998 e é a terceira pior de sempre”, garantiu o analista do IMF - Informação de Mercados Financeiros.

O recorde mostra, segundo explicou, “o tipo de reacção que o mercado teve, para mais num mês relativamente pouco líquido, porque já estamos em Julho e nesta altura há menos gente nos mercados”.

A crise política, provocada pela demissão do ministro das Finanças Vítor Gaspar na segunda-feira e, sobretudo, pelo pedido de demissão do ministro de Estado e de Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, na terça-feira “faz aumentar a percepção de risco sobre a economia”, disse.

A situação é semelhante em termos de juros da dívida portuguesa, com os juros a 10 anos a serem cotados perto de 8% na abertura da sessão.

“Não é só nos 10 anos que estas subidas se estão a fazer sentir”, lembrou Filipe Garcia, adiantando que, “no [prazo de] dois anos, as cotações de terça-feira estavam na casa dos 3,6% no fim da tarde e hoje já estão nos 5,5%”, referiu o analista.

A crise política, aberta com a demissão de Vítor Gaspar e de Paulo Portas, está a ter reflexos na confiança que os mercados depositam na capacidade de Portugal em conseguir obter o financiamento necessário para amortizar os seus títulos de dívida pública.

Faltam pouco menos de duas semanas para o início da oitava avaliação do programa de ajustamento de Portugal. Para este exame, o executivo tinha de, entre outras medidas, dar a conhecer o guião da reforma do Estado (que Paulo Porta teria de entregar) e detalhar as medidas de redução de 4700 milhões de euros de despesa pública.

Sugerir correcção
Comentar