Ministros e secretários de Estado do CDS preparam cartas de demissão

Pedro Mota Soares, ministro da Segurança Social, está de saída do Governo
Foto
Pedro Mota Soares, ministro da Segurança Social, está de saída do Governo

Segundo a mesma fonte, as cartas de demissão estão a ser ultimadas para serem entregues ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que se terá reunido esta terça-feira com todos os ministros do executivo.

Para além de Paulo Portas, estarão de saída do Governo os ministros Assunção Cristas (ministra da Agricultura) e Pedro Mota Soares (ministro da Segurança Social) e ainda os secretários de Estado Adolfo Mesquita Nunes (secretário de Estado do Turismo), Paulo Núncio (secretário de Estado dos Assuntos Fiscais), Miguel Morais Leitão (secretário de Estado adjunto e dos Assuntos Europeus), e Filipe Lobo d'Ávila (secretário de Estado da Administração Interna). Quanto a Vânia Dias da Silva, subsecretária de Estado do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, cai automaticamente com a demissão de Paulo Portas, bem como Francisco Almeida Leite, independente, que ocupa a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, demitiu-se esta terça-feira em ruptura com as políticas de austeridade decretadas por Pedro Passos Coelho. Para o CDS-PP, está decidido que, com Passos Coelho, não há condições para continuar a coligação com os sociais-democratas.

Um alto responsável do CDS-PP adiantava que o primeiro-ministro demonstrou, no processo de substituição de Vítor Gaspar, a sua "incompetência e incapacidade política", nas palavras de alto responsável do CDS-PP.

Ao que o PÚBLICO apurou, dirigentes nacionais do CDS-PP tentaram demover esta terça-feira de manhã o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, mas Paulo Portas mostrou-se irredutível na decisão de abandonar o Governo ao fim de dois anos de coligação com o PSD.

“O CDS deixa o Governo, porque já ultrapassou o limite há muito tempo”, declarou uma outra fonte do PP.