Governo: Maria Luís Albuquerque foi primeira escolha

Foto
Passos diz que a nova ministra foi a primeira escolha Foto: Daniel Rocha

Maria Luís Albuquerque "foi a primeira escolha" para substituir Vítor Gaspar nas Finanças e para isso contribuiu o facto de ser "uma pessoa da total confiança do primeiro-ministro", disse à Lusa fonte do gabinete de Pedro Passos Coelho.

De acordo com a mesma fonte, esta escolha baseou-se também no entendimento por parte do primeiro-ministro de que Maria Luís Albuquerque "está totalmente identificada com o projecto que tem vindo a ser seguido pelo Governo e dá garantias de que o programa de ajustamento continuará a ser cumprido".

Enquanto secretária de Estado, Maria Luís Albuquerque "participou em conjunto com o ministro das Finanças em todas as reuniões do Eurogrupo e do Ecofin", assinalou a fonte do gabinete do primeiro-ministro.

De acordo com o chefe do executivo PSD/CDS-PP, Maria Luís Albuquerque "é, neste momento, a pessoa que está em melhor posição para continuar" a política financeira do Governo nas instâncias europeias, referiu.

Fonte do gabinete de Pedro Passos Coelho rejeitou qualquer relação entre a polémica em torno dos produtos financeiros de alto risco negociados no sector público (swaps) e a entrada de Maria Luís Albuquerque, ex-administradora da Refer, para as Finanças, salientando que, pelo contrário, o primeiro-ministro lhe atribui um papel positivo neste processo enquanto governante.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar