Deputados do PSD eleitos pelo Porto pedem retirada de pórticos de portagens da Maia

Parlamentares do PSD observam que localização dos pórticos foi escolhida pelo anterior governo. Bragança Fernandes apresenta recandidatura à Câmara da Maia neste domingo.

Foto
Estudo da Estradas de Portugal sobre as portagens nas ex-Scut deve ser apresentado em breve Nelson Garrido

O anúncio ocorre na véspera da apresentação da recandidatura do social-democrata Bragança Fernandes à presidência da Câmara da Maia. Há muito que o autarca alega que a localização dos pórticos em questão constitui uma discriminação e penaliza o desenvolvimento do concelho.

Os deputados sociais-democratas que subscrevem o projecto de resolução fazem eco deste argumento. No texto da proposta observam que “a localização dos pórticos para a cobrança de portagens prejudica gravemente quem se desloca dentro da actual malha urbana do concelho da Maia, bem como todos aqueles que diariamente se deslocam para esta cidade e, particularmente, para a sua zona industrial, a maior do Norte do país, que detém um forte pendor exportador”.

Sublinhando que a localização dos pórticos foi “escolhida pelo anterior governo”, acrescenta que os três pórticos de cobrança de portagens na A41 entre os quilómetros  4 e 8 “tem sido duramente criticada, sendo mesmo considerado pelos autarcas e agentes económicos uma injustiça para com os maiatos e a economia regional”.

Argumentando ainda que a instalação de três pórticos “numa malha urbana em tão curta distância” é “caso único no país”, recomenda ao Governo que estude a possibilidade de desactivar os pórticos, para defender os interesses da Maia e de toda a região metropolitana do Porto, “reparando uma grave injustiça para com os maiatos face ao contexto nacional”.

 
 

Sugerir correcção
Comentar