Irmão de presidente da Optimus indicado para liderar a AdC

Escolha do Governo surpreende mercado e responsáveis da supervisão porque fusão Optimus/Zon está em análise no regulador.

Álvaro Almeida foi presidenre da Entidade Reguladora da Saúde
Foto
Governo quer Álvaro Almeida, irmão do presidente da Optimus, a liderar a AdC Fernando Veludo/NFactos

O Governo propôs para presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) Álvaro Almeida, que é irmão do presidente executivo da Optimus.

A escolha gerou surpresa e desconforto no sector das telecomunicações e junto de responsáveis ligados à supervisão, pelo facto de a fusão entre a operadora (que faz parte da Sonaecom, do mesmo grupo que o PÚBLICO) e a Zon estar neste momento a ser avaliada pelo regulador. No entanto, os estatutos do organismo e a legislação em vigor não impedem a sua nomeação.

Tal como o PÚBLICO noticiou na sexta-feira, o Ministério da Economia fez chegar no início desta semana à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP) os candidatos à substituição da actual administração da AdC, que terminou o mandato em Março. Mesmo não sendo obrigado a seguir as recomendações, o executivo tem sempre de fazer passar os nomes pelo crivo da comissão antes de concretizar qualquer nomeação.

Leia mais na edição impressa do PÚBLICO deste sábado.