Autor quer entrar no mercado com a BeUM DR
Foto
Autor quer entrar no mercado com a BeUM DR

Aluno do Minho transforma bicicleta em veículo eléctrico

Projecto apresentado em simpósio na Universidade do Minho

Como transformar uma bicicleta tradicional num veículo eléctrico? Rui Araújo, aluno do mestrado integrado de Engenharia Electrónica Industrial e de Computadores da Universidade do Minho, conseguiu e vai apresentar o seu projecto, esta quarta-feira, no pólo de Guimarães da instituição, durante o simpósio de Electrónica de Potência e Energia.

A bicicleta chama-se BeUM — Bicicleta Eléctrica da Universidade do Minho. O autor pretende entrar no mercado com este veículo e justifica a sua venda em localidades onde as condições do terreno dificultam as deslocações por bicicleta.

“Esta ideia visa a aplicação por inteiro da legislação portuguesa no que diz respeito às bicicletas eléctricas, algo que não se verifica em grande parte dos casos”, explica Rui Araújo ao PÚBLICO.

Através de um motor BLDC ("brushless direct current"), instalado na roda traseira, é possível apoiar o utilizador com três modos de auxílio na tracção, reduzindo assim a força muscular necessária, e, por conseguinte, a fadiga. A bateria de iões de lítio polímero confere uma autonomia máxima de 60 quilómetros. “Tanto a bateria, como o sistema electrónico de controlo do motor e os circuitos de comando foram adquiridos, enquanto toda a componente electrónica foi desenvolvida por nós”, adianta Rui Araújo.