Seguro quer saber como Gaspar teve dados do INE com antecedência

Foto
Seguro diz estar surpreendido

O secretário-geral do PS, António José Seguro, exigiu nesta terça-feira explicações do Governo a propósito de o ministro das Finanças saber, com “dias de antecedência”, dados sobre o défice orçamental que o INE só vai divulgar na sexta-feira.

“Acho muito surpreendente que o ministro [Vítor Gaspar] já saiba, com dias de antecedência, quais são os dados que o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar”, disse.

Segundo o líder do PS, “alguma coisa está mal” e “o Governo tem que explicar”.

“Porque o INE é uma instituição independente e, se é independente, os números não podem ser do conhecimento do Governo com esta antecedência com que é relatada”, frisou.

António José Seguro falava aos jornalistas em Évora, à margem de um jantar em que foram apresentados os candidatos socialistas daquele concelho às eleições autárquicas de 29 de Setembro.

O secretário-geral socialista aludia às declarações feitas hoje pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, sobre o défice orçamental em contabilidade nacional no primeiro trimestre.

Vítor Gaspar afirmou, na comissão parlamentar de orçamento e finanças, que o défice orçamental em contabilidade nacional no primeiro trimestre pode atingir os 10% caso o INE reclassifique para este ano o aumento de capital com fundos públicos em bancos.

Contudo, estes resultados só vão ser publicados pelo INE na próxima sexta-feira.Ainda sobre este tema, António José Seguro declarou que "os portugueses já estão confundidos com tantos números".

"A única coisa que os portugueses sabem é que o desemprego continua a aumentar, a economia continua a cair, a dívida pública continua a aumentar e o défice não está controlado, bem pelo contrário", criticou.

 

Sugerir correcção
Comentar