Facebook: falha expõe telefones e emails de seis milhões

Problema foi corrigido e a rede social diz não ter indícios de que a informação tenha sido usada ilicitamente

Foto
Dado Ruvic/Reuters

Uma falha informática expôs os números de telefone e endereços de email de seis milhões de utilizadores do Facebook, uma percentagem pequena dos mais de mil milhões registados na rede social. Numa nota, a empresa diz que o problema já está resolvido.

A falha permitia que quem descarregasse uma cópia da sua própria informação (uma funcionalidade que permite guardar no computador as fotografias, mensagens, informação sobre os “amigos” e outros conteúdos) acabasse também a descarregar os telefones e emails de alguns dos seus “contactos ou pessoas com quem tenha uma ligação”, mesmo que estes não tivessem partilhado aqueles dados.

A falha ocorreu, de acordo com a empresa, porque quando os utilizadores importam uma lista de contactos (por exemplo, de um serviço de email como o Gmail), o Facebook cruza os dados com os dados de utilizadores já existentes, para fazer recomendações de amigos.

Recompensa

No entanto, nalguns casos, esta informação de contacto vinda da lista externa acabou por ficar associada ao perfil dos respectivos utilizadores no Facebook.

Ou seja, se um utilizador importou para o Facebook uma lista de contactos onde tinha o número de telemóvel ou o email de um amigo, o Facebook acabou por associar esse número e esse email ao perfil do amigo – e quando uma outra pessoa da rede de contactos deste amigo decidiu fazer uma cópia da sua própria informação, aqueles dados foram incluídos.

De acordo com o Facebook, na maioria dos casos em que a falha aconteceu a informação dos utilizadores afectados acabou por ser descarregada apenas uma vez e nenhum anunciante ou criador de aplicações teve acesso aos dados.

“Actualmente, não temos provas de que esta falha tenha sido explorada maliciosamente e não recebemos queixas de utilizadores ou vimos comportamentos anómalos na ferramenta ou no site que sugiram acções ilícitas”, lê-se na nota. A falha – ou bug, na gíria informática – foi descoberta por uma pessoa fora da empresa, ao abrigo de um programa do Facebook que oferece recompensas (num mínimo de 500 dólares) por cada bug encontrado.

Sugerir correcção
Comentar