Mãe confessa em tribunal homicídio dos filhos para não ficarem com o pai

Crimes ocorreram em Dezembro de 2012, na Aldeia de Preces, em Alenquer. "Era incapaz de viver sem os meus filhos perto de mim", testemunhou a arguida hoje em tribunal.

Foto
A casa onde a família vivia, na Aldeia de Preces, Alenquer Helena Colaço Salazar

A mulher, acusada de maltratar e de matar os filhos menores em Alenquer, confessou nesta quarta-feira, em tribunal, que cometeu os crimes para se vingar do pai, de quem pretendia separar-se, para aquele "não ficar com as crianças".

"Só ateei fogo ao sofá para matar as crianças pela inalação de fumo e não pelas chamas, porque sabia que era tóxico", disse a arguida ao colectivo de juízes, presidido por Isabel Calado, sem se emocionar. Está acusada de dois crimes de homicídio qualificado, um de incêndio, um de dano e outro de maus tratos.

"Eu não ficava com os meus filhos [de um e dois anos], mas ele [companheiro e pai das vítimas] também não ficaria", justificou a mulher, ao explicar que a relação conjugal não andava bem, porque não só aumentavam as discussões e as agressões físicas, mas também porque o marido "só ligava às crianças" e pretendia separar-se.

Como o marido, alegou, não a deixava levar os filhos ao Brasil para a família dela os conhecer e a ameaçava de que iria ficar com a custódia dos menores, "sabia que perdia a acção judicial porque estava ilegal e desempregada" e decidiu actuar. "Era incapaz de viver sem os meus filhos perto de mim", disse.

A afirmação levou a juíza a questioná-la se, depois de os matar, também não os afastou de si. A arguida respondeu que, por isso, está a "sofrer muito", afirmando que o agudizar da relação conjugal estava a prejudicar-lhe a sua saúde mental.

Apesar de confessar os factos, recusou tê-los planeado. Ainda que uma semana antes tenha tentado matar os filhos e suicidar-se, pondo fogo à casa, justificou que voltou a usar o mesmo método, concretizando-o no dia 19 de Dezembro de 2012, pelo facto de ela e o marido terem discutido nessa manhã e de ter sofrido um murro dele.

Nesse dia, segundo o MP, aproveitando o facto de estar sozinha em casa com os filhos, fechou-os no quarto, deitou-os na cama e pôs fogo àquela divisão. Ateou fogo a um sofá com um isqueiro.

Fez as malas, deixou uma carta ao companheiro, a responsabilizá-lo e a chamar-lhe “demónio”, e fugiu, telefonando à sogra a dizer que "pegou fogo à casa e [que] os meninos morreram", o que veio a acontecer.

É também acusada de maus tratos por, em Agosto, ter arrastado o filho mais velho pela mão, vindo este a cair várias vezes, a bater com a cabeça num poste e a sofrer ferimentos nos pés, por caminhar descalço.

A mulher, de 31 anos, que aguarda julgamento em prisão preventiva, foi detida quatro dias depois pela Polícia Judiciária. O julgamento prossegue esta tarde no Tribunal de Alenquer, com a continuação do depoimento da arguida e a audição de várias testemunhas de acusação.

 

 
 
 

Sugerir correcção
Comentar