Complexo mineiro de Boticas classificado como Sítio de Interesse Público

O complexo mineiro do Vale Superior do Rio Terva, em Boticas, no distrito de Vila Real, foi classificado como Sítio de Interesse Público, nos termos de uma portaria publicada esta terça-feira em Diário da República.

Foto
Câmara de Boticas estuda conciliação do parque com exploração de ouro DR

A classificação do monumento é justificada pela sua “grandiosidade”, estado de conservação e características “únicas de autenticidade, originalidade e monumentalidade”.

“Este conjunto constitui um dos mais importantes complexos mineiros antigos nacionais e uma estrutura notável no âmbito dos processos de indústria extractiva da Antiguidade, afirmando-se pela tipologia da exploração, pela amplitude e pela qualidade do seu enquadramento e envolvente paisagística”, lê-se no despacho, citado pela agência Lusa.

Tendo em conta a necessidade de manter o sítio como “testemunho de vivências”, foi delimitada uma zona especial de protecção (ZEP) para “salvaguardá-lo”.

No local, e com um investimento de um milhão de euros, co-financiados por fundos comunitários, a autarquia tem um projecto para a construção de um parque arqueológico.

O Parque Arqueológico do Vale do Terva tem uma área de 58 quilómetros quadrados e engloba cinco aldeias medievais do concelho – Ardãos, Bobadela, Nogueira, Sapelos e Sapiãos –, num total de 2300 habitantes.

Além do complexo mineiro, o parque tem identificados 232 espécies de aves, répteis e peixes e 487 de flores e plantas.

A Câmara de Boticas está a estudar a possibilidade de conciliar a construção do parque arqueológico com a exploração de ouro pedida por uma multinacional canadiana, num valor estimado de 2,5 mil milhões de euros.
 

Sugerir correcção
Comentar