Aqui estudantes e sem-abrigo moram na mesma casa

Uma comunidade de apoio social criou no centro de Viena um projecto inovador: um edifício onde sem-abrigo e alunos da Universidade de Viena partilham o mesmo espaço

Leonhard Foeger/Reuters
Fotogaleria
Leonhard Foeger/Reuters
DR
Fotogaleria
DR

Estudantes da Universidade de Viena criaram, juntamente com o apoio de Comunidade de St.Vincent Stephen, um projecto experimental que aposta em pôr estudantes e sem-abrigo a morar debaixo do mesmo tecto.

?Cecily Corti é a presidente da Comunidade de St. Vincent Stephen e foram vários os prémios que já recebeu graças ao contributo social que tem prestado à Áustria. O seu principal projecto chama-se VinziRast-CortiHaus e foi iniciado em 2002. É totalmente independente e tem como missão oferecer tecto, segurança e calor aos sem-abrigo. O projecto sobrevive "graças a doações de particulares”.


Desde 2004, o projecto consegue dar todas as noites uma boa refeição, cama e pequeno-almoço a cerca de 50 pessoas. Os cães dos hóspedes também são acolhidos, uma vez que, “normalmente, são os únicos companheiros em quem confiam totalmente”, explica Cecily Corti ao P3. 

Foto
Leonhard Foeger/Reuters

 


O projecto tem evoluído ao longo dos anos. A novidade mais recente foi a parceria que estabeleceram com um grupo de estudantes da Universidade de Viena, nacendo assim o VinziRast-mittendrin.

Tudo começou com um protesto estudantil 

??Em 2009 um grupo de estudantes ocupou o auditório da universidade para protestar contra as novas leis de admissão. Dormiram em colchões por seis semanas e convidaram sem-abrigo para passarem a noite com eles. No final da ocupação, um grupo de estudantes enviou pedidos de ajuda financeira aos principais empresários da Áustria para darem continuidade à cooperação com os sem-abrigo.


??Um dos empresários — que não quis ser identificado — reencaminhou o e-mail enviado pelos estudantes para Cecily Corti. “Eu e os meus colaboradores mais próximos discutimos com os alunos, durante meses, a possibilidade de este empresário conseguir a aquisição de uma casa no centro de Vien", explicou ao P3. 


??O empresário austríaco comprometeu-se a comprar a casa para o projecto, doando para o efeito 1,5 milhões de euros, com a condição de a Comunidade St.Stephan assumir total responsabilidade por ela. A casa foi reformada e posta em funcionamento por 2,8 milhões de euros, tendo sido inaugurada em 23 de Maio de 2013.


As pessoas que vivem nesta casa desde o final de Abril (50% de estudantes, 50% sem-abrigo) foram escolhidos pela associação através de entrevistas. “É imprescindível que eles tenham um verdadeiro interesse na ideia da iniciativa, é uma grande experiência e nós acreditamos nela” explica Cecily Corti.


??A intenção do projecto é a partilha de experiências e a tentativa de criar um novo tipo de cooperação social. A residência está dividida em dez comunidades com um total de 29 quartos. Todos têm a possibilidade de trabalhar numa das três oficinas criadas e há ainda um restaurante, no rés-do-chão, onde os residentes têm oportunidade de trabalhar. Há ainda aconselhamento por parte de voluntários profissionais em áreas da medicina, psicoterapia e assistência social. 

Sugerir correcção
Comentar