E3 2013 - Xbox One e a nova geração de jogos

Escrevo esta crónica momentos após o fim da conferência da Microsoft. A primeira pergunta é evidente; foi boa? Sim, foi

Foto
DR

Jogos, muitos jogos!

Havia muitas dúvidas sobre como seria esta conferência (durante a ES 2013), até porque nas últimas semanas, a apresentação da Xbox One (X1) abordou vários temas polémicos. O Kinect sempre ligado, a consola ter de conectar-se uma vez por dia à internet, não correr os jogos usados e muitos serviços que não chegaram cá a Europa, ou nós serão interessantes (especialmente nos conteúdos televisivos). Por isso, o que poderia a Microsoft fazer para atenuar as criticas recebidas?

Bem, e que tal jogos? Muitos jogos foram apresentados na conferência, desde o novo Metal Gear Solid 5, passando por Forza Motorsport 5, até Killer Instinct. Claro que houve mais títulos anunciados, mas, o importante a realçar aqui é que a Microsoft ouviu a comunidade e concentrou-se no essencial.

Não falaram na polémica dos jogos usados, mostraram brevemente o Kinect, não mencionaram a televisão e passaram 90% do tempo a falar de jogos. Até demonstraram algumas das potencialidades do Smartglass aplicado num jogo (Ryse, Son of Rome). Ou seja, abstiveram-se das polémicas e tentaram seduzir os jogadores apresentando bastantes títulos e funcionalidades que lhe serão aliciantes, ou pelo menos interessantes.

Então e agora?

Infelizmente para a Microsoft, o preço está a ter o seu impacto. Cerca de 500€. O máximo que se podia esperar duma consola desta geração. Tudo bem, que a Wii-U custa quase metade disso, e que a Sony (neste momento) ainda não apresentou o preço da sua consola. (por enquanto houve leaks que falam que pode variar entre os $399 e $599). Mas, isto pode ter represálias muito facilmente no futuro próximo da X1.

De qualquer forma, aplaudo a atitude da Microsoft em tentar focar-se nos jogadores, deixando de parte os discursos sobre números e demonstrando algum do potencial da consola através dos jogos. Mas, não somos esquecidos e há aqui muitas questões que desejo ter respostas (jogos usados e conexão online uma vez por dia são os mais promitentes). Ainda por cima, se a Sony logo a noite apresentar algo mais, a Microsoft pode ter alguns problemas.

Por enquanto, para quem estiver interessado nos produtos Microsoft, podem ter a certeza que ainda vão chegar jogos para a Xbox 360, incluindo uma nova versão consola, e quanto ao resto, bem, vamos ter em atenção às próximas semanas e meses.

Sugerir correcção
Comentar