Comissão defende segunda série de testes para avaliar presença de carne de cavalo

Comissário gostava de saber se presença de carne de cavalo em refeições anunciadas como tendo 100% carne de vaca baixou ou não.

Foto
Testes feitos em Abril a nível europeu mostraram que quase um em cada 20 produtos tinham carne de cavalo sem o dizerem na embalagem Ina Fassbender/Reuters

O comissário europeu encarregado da saúde, Tonio Borg, disse que é favorável a uma segunda série de testes, a nível europeu, para detectar a eventual presença de carne de cavalo em produtos alimentares e ainda um produto proibido nas carcaças de equídeos.

Uma primeira bateria de testes levados a cabo em Abril nos 27 países da União Europeia, na sequência do escândalo de refeições que diziam conter carne de vaca e tinham afinal carne de cavalo, revelaram que isto acontecia em quase um em cada 20 produtos alimentares a nível europeu, uma percentagem que era quase três vezes maior em França.

Em Portugal, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) confirmou a presença de carne de cavalo em lasanhas, canelones, hambúrgueres e almôndegas em 13 amostras de produtos produzidos pela indústria de transformação portuguesa.

A presença de fenilbutazona, um anti-inflamatório proibido na alimentação humana, foi também detectado em 0,5% das carcaças de cavalo testadas. Estas percentagens "são baixas", defendeu Borg. "Mas preferia que fossem ainda menores - é por isso que não excluo uma segunda série de testes", disse o comissário aos jornalistas.

"Trata-se também de ver se após estes primeiros testes, estas percentagens evoluíram em baixa ou não", acrescentou. "Sou pessoalmente  a favor de uma segunda série de testes", acrescentou. A Comissão Europeia, precisou, pode "recomendar" a medida, "mas não ordená-la".

A fraude da carne de cavalo foi descoberta em Janeiro, no Reino Unido, quando foi detectada carne de cavalo em lasanhas da marca Findus, que deveriam ser de carne de vaca, mas que tinham 100% de carne de cavalo. À medida que se foi encontrando carne de cavalo em alimentos transformados noutros países da Europa, como na Alemanha e na França, foi-se percebendo a dimensão da fraude, que torna a produção destes alimentos mais barata. Em Portugal, foi encontrada carne de cavalo numa lasanha comercializada pela Nestlé em exclusivo para hotéis e restaurantes e em lasanha da marca EuroShopper que esteve à venda nas lojas Recheio.

Sugerir correcção
Comentar