Associações de Turismo de Lisboa e Porto fazem promoção externa conjunta das duas cidades
Rui Rio esteve em Lisboa, onde aproveitou para apresentar o Circuito da Boavista, que se realiza no Porto no final do mês.
António Costa e Rui Rio consideraram a iniciativa de “extrema importância” para ambas as cidades. Numa primeira fase, esta terá como potencial alvo os turistas da Alemanha, Inglaterra e França, para mais tarde se expandir a países mais longínquos, como as economias emergentes.
“A assinatura deste protocolo é importante para a promoção turística das duas cidades e para a economia do próprio país. Porto e Lisboa são duas marcas e queremos vendê-las lá fora em conjunto, para que quem vem ao Porto vai a Lisboa e quem vem a Lisboa possa ir ao Porto”, explicou Rui Rio, durante a cerimónia de assinatura que decorreu em Lisboa. Para o presidente do município do Porto, é importante unir esforços para potenciar no exterior os dois destinos turísticos, acrescentando que o turismo é “nuclear” para ajudar a tirar o país da situação em que se encontra.
O autarca de Lisboa, por seu lado, não tem dúvidas de que as duas cidades são mais fortes em conjunto do que separadamente, em diversos níveis, nomeadamente no turismo. “Esta iniciativa é um bom exemplo de cooperação e de esforço conjunto para promover o que temos de melhor. Lisboa e Porto não competem entre si, mas antes complementam-se”, afirmou António Costa.
O presidente da Câmara da capital sublinhou que o objetivo é potenciar a “atractividade” dos dois destinos turísticos no exterior, criando, dessa forma, uma “escala global”. O protocolo será colocado em prática pelas Associações de Turismo de Lisboa e do Porto através de várias iniciativas conjuntas de promoção das duas cidades.
Antes da assinatura do documento foi feita a apresentação oficial do programa do Circuito da Boavista, evento que decorre no Porto nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de Junho.