Susan Rice vai ser a nova conselheira de segurança nacional de Obama

A actual embaixadora dos EUA nas Nações Unidas vai substituir Tom Donilon

Foto
A diplomata já tinha trabalhado na Administração de Bill Clinton Evaristo Sa/AFP

A embaixadora norte-americana na ONU, Susan Rice, vai ser nomeada pelo Presidente Barack Obama como a sua nova conselheira para a segurança nacional.

Rice, que tinha sido a primeira escolha para substituir Hillary Clinton como secretária de Estado mas foi vetada pelos republicanos, vai agora substituir o actual conselheiro de Obama, Tom Donilon, que deixa a pasta no final de Junho. Nas Nações Unidas, a nova embaixadora dos EUA será Samantha Power, antiga conselheira de Obama para assuntos internacionais e direitos humanos.

Escolhida por Obama para substituir Hillary Clinton na chefia da diplomacia americana, Susan Rice foi obrigada a retirar a sua candidatura depois de uma revolta das bancadas republicanas no Congresso e no Senado por causa da forma como lidou com o atentado contra o consulado de Bengasi, na Líbia, no dia 11 de Setembro de 2011.

Tom Donilon, um próximo do Presidente, assumiu a pasta de conselheiro de Segurança Nacional em Outubro de 2010 e foi um dos principais defensores da retirada das tropas americanas do Iraque (terminou em 2011) e do Afeganistão até 2014 e uma figura-chave na caça a Bin Laden.

Susan Rice é uma diplomata veterana, conhecida pela franqueza do seu discurso. Foi secretária adjunta de Assuntos Africanos na Administração de Bill Clinton e uma das principais conselheiras de Obama sobre assuntos de política externa durante a sua campanha presidencial. Em 2008 foi nomeada para a ONU.

A sua escolha para integrar agora a equipa do Presidente Obama é vista como uma resposta provocatória aos republicanos, que travaram a sua ida para o Departamento de Estado.
 

Sugerir correcção
Comentar