Receita do IVA aumenta 3,62% nos restaurantes, cabeleireiros e oficinas

Azevedo Pereira salientou a importância do programa e-factura.

Foto
O processo para escolher o sucessor de Azevedo Pereira começou com atraso Pedro Cunha/Arquivo

O director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA) disse esta quarta-feira que a receita do IVA nos quatro sectores que permitem aos contribuintes deduzir a despesa feita no IRS aumentou 3,62% no primeiro trimestre, face ao período homólogo anterior.

Nos restantes sectores da economia as receitas de IVA caíram “de forma significativa” entre Janeiro e Março, admitiu Azevedo Pereira numa audição parlamentar sobre o combate à economia paralela, pedida pelo PSD e CDS-PP. “Se não tivéssemos um programa como o e-factura, a quebra do IVA teria sido bastante maior”, afirmou aos deputados o director da administração tributária.

O aumento das receitas de IVA registou-se nos sectores da restauração, hotelaria, cabeleireiros, institutos de beleza e reparação automóvel, cujos gastos podem ser registados pelos consumidores no portal das Finanças e deduzidos no IRS.

Azevedo Pereira salientou a importância do programa e-factura, enaltecendo o aumento das receitas do IVA, apesar da quebra da actividade económica, nomeadamente da restauração, que tem registado o encerramento de estabelecimentos.
 

Sugerir correcção
Comentar