Alexander Pereira escolhido para dirigir o teatro La Scala de Milão

O austríaco era o director artístico do Festival de Salzburgo

Foto
Alexander Pereira AFP PHOTO / HO / OPERNHAUS ZUERICH / SUZANNE SCHWIERTZ

O director musical austríaco de ascendência portuguesa Alexander Pereira, de 65 anos, foi esta terça-feira escolhido por unanimidade para dirigir o prestigiado teatro La Scala, a ópera de Milão, em substituição do francês Stephane Lissner, noticiaram os media italianos.

Desde 1 de Outubro de 2011, o ex-gestor do sector do turismo era o director artístico do Festival de Salzburgo e tinha, antes disso, dirigido a Ópera de Zurique.Alexander Pereira “é a pessoa que consideramos como a mais adequada para valorizar a nossa jóia”, congratulou-se o presidente da câmara de Milão, Giuliano Pisapia, que é, por inerência, presidente do teatro.
A decisão foi tomada “por unanimidade” após “uma bela batalha” entre os potenciais aspirantes, que “será útil para o futuro do La Scala”, afirmou Pisapia.
Os critérios definidos para a escolha eram contratar alguém que já tivesse dirigido um teatro, que tivesse capacidade para angariar financiamentos e representasse custos “sensivelmente inferiores” aos do actual director.
O seu salário será inferior “em pelo menos 25 por cento” em relação à parte fixa recebida pelo seu antecessor (350 mil euros) e não terá residência assegurada pelo cargo.
Para o recrutar, o La Scala abriu um pouco habitual concurso público de candidaturas e recebeu 25 respostas.
Nascido em Viena, a 11 de Outubro de 1947, Alexander Pereira trabalhou, na juventude, para o grupo informático Olivetti durante 11 anos, razão pela qual fala perfeitamente italiano.
Além disso, a sua mulher, a brasileira Daniela Weisser De Sosa, de 25 anos, estuda design de moda em Milão, no Instituto Marangoni.
 

Sugerir correcção
Comentar