Benfica recusa final da Liga Europeia de hóquei em patins

Equipa lisboeta vai faltar ao jogo do título contra o FC Porto. Clube alega falta de segurança e critica recusa na cedência de ingressos aos adeptos "encarnados".

Foto
Pedro Cunha/Arquivo

O Benfica anunciou neste domingo que não vai comparecer na final da Liga Europeia de hóquei, frente ao FC Porto. O clube lisboeta alega questões de segurança e o de não terem sido cedidos mais bilhetes para os adeptos "encarnados". O encontro entre o Benfica e o FC Porto, uma final inédita da principal competição europeia de clubes, está marcado para as 17h, no pavilhão Dragão Caixa, no Porto.

Em comunicado, o clube lisboeta diz que, após os incidentes ocorridos do Dragão Caixa, no Porto, nas meias-finais, no sábado, realizou contactos no sentido de a Polícia de Segurança Pública (PSP) garantir para a partida de domingo à tarde “as condições de segurança que não garantiu” no sábado. Além disso, requisitou ingressos para os adeptos benfiquistas.

“A resposta do Comité Europeu (CERH) responsável pela organização não podia ser mais surpreendente: não pode garantir a cedência de ingressos para a final. Mais surpreendente é o facto do presidente do Comité Europeu (CERH) dizer aos responsáveis do Benfica que as pretensões são totalmente legítimas, mas que nada pode fazer. Perante tudo isto, o Sport Lisboa e Benfica não se vai apresentar em campo para a final da competição”, lê-se no comunicado do clube.

“Será, para o clube vencedor, a vitória da intimidação, da violência e da quebra das mais elementares regras de ética numa competição desta dimensão”, acrescenta o Benfica, cuja equipa eliminou no sábado o Barcelona, nas meias-finais.

Antes do encontro, alguns adeptos do FC Porto invadiram o rinque e tentaram dirgir-se à zona das bancadas onde estavam os seguidores da equipa lisboeta, mas foram impedidos pela PSP e pela segurança. No final do jogo, tendo em conta a presença de adeptos do FC Porto no exterior, a PSP retardou a saída dos adeptos “encarnados” até ao início do jogo entre os portistas e os italianos do Valdagno, escoltando-os depois para a saída, sem incidentes.

O Benfica, que qualificou as ocorrências como “sinal de desrespeito por todos os clubes presentes na final four da Liga Europeia”, acrescenta que “da Polícia de Segurança Pública ficou, uma vez mais, provado que há duas instituições diferentes: uma a norte, apenas preocupada com os interesses de um clube; e outra a sul, essa sim orientada apenas para a salvaguarda da ordem pública”. Os benfiquistas insistem que se trata de “um caso, mais um, para o Ministério da Administração Interna analisar”.

“O clube tudo tem feito para dignificar e desenvolver a modalidade, mas não pode pactuar mais com este tipo de situações. Já que o CERH parece manietado e disposto a permitir que um dos competidores infrinja as regras mais básicas do desportivismo, o clube vê-se forçado a agir, de acordo com a protecção dos interesses e segurança dos seus adeptos. Fica também a perder a modalidade”, concluiu o comunicado do Benfica.

O Benfica derrotou o FC Barcelona, por 2-1, no desempate por grandes penalidades, após o 4-4 registado no final do tempo regulamentar e após o prolongamento, ao passo que o FC Porto, campeão nacional, derrotou o Valdagno, por 9-7.

Sugerir correcção
Comentar