Em Oklahoma, nova série de tornados causa nove mortes

Nove mortos e pelo menos 71 feridos é o balanço das autoridades para os ventos fortes que também deixaram muitos estragos.

O serviço meteorológico nacional pediu à população para evitar circular nas estradas e auto-estradas
Fotogaleria
O serviço meteorológico nacional pediu à população para evitar circular nas estradas e auto-estradas Bill Waugh/REUTERS
Fotogaleria
Gene Blevin/Reuters
Fotogaleria
Gene Blevins/Reuters
Fotogaleria
Bill Waugh/REUTERS
Fotogaleria
Bill Waugh/REUTERS
Fotogaleria
Bill Waugh/REUTERS

Dez dias depois do rasto de destruição deixado pelos fortes ventos que matou 24 pessoas, o estado do Oklahoma, voltou esta sexta-feira a ser atingido por uma série de tornados. Pelo menos nove pessoas morreram - dentre elas duas crianças - e 71 ficaram feridas. A cidade de Oklahoma City foi atingida por cinco tornados com ventos de 145 quilómetros por hora, de acordo com a imprensa local citada pela AFP.

Muitas pessoas ficaram feridas nas colisões de carros e viaturas pesadas arrastados pela intempérie, relata a AFP. Uma mãe e o seu bebé morreram quando circulavam de carro numa estrada perto de Oklahoma City. Como exactamente há dez dias, a localidade de Moore foi a mais afectada. No dia 20 de Maio, os ventos haviam soprado durante 45 minutos, alguns superiores a 300 quilómetros por hora.

A televisão mostrou imagens do caos que se seguiu nas estradas, com postos de electricidade caídos e carros virados pelos ventos ou as fortes chuvas, escreve a Reuters.

“Por motivos que não compreendo, mais pessoas usaram as estradas, mais do que o esperado. Toda a gente agiu de forma diferente nesta tempestade. Criou-se com isso uma situação extremamente perigosa”, disse o presidente da câmara de Oklahoma City Mick Cornett. “Ainda estamos tocados pelo que aconteceu em Moore. Ainda estamos a sepultar crianças e vítimas. As nossas emoções ainda estão fortes.”

O alerta de tornado, que deveria entretanto dirigir-se para o estado do Missouri segundo as previsões, foi levantado no estado de Oklahoma, mantendo-se os avisos de riscos de inundação e tempestade. Os vales dos rios Ohio e Mississipi estão em alerta máximo devido ao mau tempo previsto para este sábado. O serviço meteorológico nacional pediu à população para não circular de carro em estradas e auto-estradas.
 

 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar