Voz, está na hora da papa!

Será que a nossa voz é afectada por aquilo que comemos? Pode parecer absurdo, mas é verdade que sim

Foto
Michaela Rehle/Reuters

Será que a nossa voz é afectada por aquilo que comemos? Pode parecer absurdo, mas é verdade que sim. Horas e horas a falar, a necessidade de projectar uma voz "limpa" e potente: formadores, professores, alunos, cantores, actores, jornalistas, padres... Porquê comer o que nos embaraça?

Água, água e água! 1,5 a 2 litros de água à temperatura ambiente vão resolver a grande maioria dos problemas da nossa voz em momentos fundamentais. Os ambientes são frequentemente secos ou com ar condicionado e aí não temos outra hipótese se queremos que tudo corra pelo melhor. Em circunstâncias de crises alérgicas a hidratação também deve ser reforçada. Para além da água, podemos ainda conseguir melhores resultados se a conciliarmos com a ingestão de líquidos quentes, como os chás.

Outro grande truque é o consumo de alimentos ricos em fibra. Uma barrinha de cereais e uma maçã são dois exemplos excelentes, para além de práticos e deliciosos. O conteúdo em fibra, juntamente com os líquidos, é responsável pela limpeza da garganta. Para além disso, a dureza destes alimentos é fantástica para a higienização de toda a cavidade oral e para o relaxamento da musculatura, fundamentais para uma correcta articulação das palavras.

Já sabemos que alimentos privilegiar, mas quais proibir antes do uso intensivo da voz? Se queremos conseguir uma voz "limpa", ou seja, não aumentar a secreção de muco no tracto vocal, temos de esquecer alimentos como o chocolate, o leite, os queijos e os iogurtes.

Para além destes alimentos específicos, situações de obesidade estão fortemente associadas a uma pior prestação vocal. Diversos estudos ressaltam o facto do aumento de massa no tracto vocal alterar significativamente os parâmetros vocais.

Para além de alguns hábitos de vida saudáveis (como não fumar, não gritar ou forçar as cordas vocais ao imitar outras vozes, dormir bem, evitar diferenças de temperatura e bebidas alcoólicas, ou praticar exercício físico), já sabes o que comer para tornar as tuas escolhas mais eficazes. Agora sim, ninguém te cala!

Sugerir correcção
Comentar