Tabaco é responsável directo por dois em cada dez cancros

Estudo baseou-se no acompanhamento de mais de 440 mil pessoas durante mais de 11 anos, em média.

Fumadores deverão ficar com a vida ainda masi complicada
Foto
Fumadores deverão ficar com a vida ainda masi complicada Eva Carasol

O tabaco é responsável directo por dois em cada dez cancros, conclui um estudo do Instituto Catalão de Oncologia do Hospital Duran i Reynals, que se baseou em cerca de 440 mil pessoas, seguidas, em média, mais de 11 anos.

Das 441.211 pessoas acompanhadas, 14.563 desenvolveram um cancro relacionado com o hábito de fumar, informou o Instituto Catalão de Oncologia, a propósito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala na próxima sexta-feira.

O estudo, publicado na revista Journal of Clinical Oncology pela equipa de Antonio Agudo, confirma que fumar origina 80% dos cancros do pulmão e da laringe, assim como 20% a 50% dos restantes cancros respiratórios, digestivos e do trato urinário, segundo noticiou a agência espanhola EFE.

Pela primeira vez, a investigação determina que a percentagem daqueles cancros é responsabilidade directa do tabaco, que também causa 25% dos cancros do fígado, 14% dos do ovário e 8% dos do rim.

Os cientistas compararam o número de casos de tumores entre os participantes fumadores ou ex-fumadores e os que nunca tinham fumado. Genericamente, a investigação mostrou que 36% dos tumores relacionados com a utilização de tabaco são directamente provocados pelo seu consumo, indicou ainda a agência noticiosa espanhola, o que representa 20% do total de cancros.