Rosa Maria Martelo ganha prémio Eduardo Prado Coelho

Foto

O livro O Cinema da Poesia, de Rosa Maria Martelo, venceu o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O júri que decidiu o prémio, por unanimidade, foi constituído por Clara Rocha, José Cândido Martins e José Carlos Seabra Pereira.

Com uma dotação monetária de 7.500 euros, este prémio, que distingue anualmente um livro de ensaio literário, havia já sido atribuído, nas edições anteriores, a Vítor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão e João Barrento.

Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Rosa Maria Martelo publicou, entre outras obras, Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia (1998), Em Parte Incerta. Estudos de Poesia Portuguesa Contemporânea (2004), Vidro do mesmo Vidro – Tensões e deslocamentos na poesia portuguesa depois de 1961 (2007) e A Forma Informe. Leituras de Poesia (2010). É ainda autora de um livro de poemas, A Porta de Duchamp (2009), e co-organizou a antologia Poemas Com Cinema (2010).