Turquia: casal é punido por dar um beijo em público

A punição deu origem a um protesto, que juntou mais de 200 pessoas na capital turca. E o protesto provocou várias agressões e um ferido

Foto
STR/AFP

Mais de 200 pessoas participaram no protesto pró-beijo público na Turquia, em Ancara, no dia 25 de Maio. A manifestação foi marcada em defesa de um casal que foi punido por se ter beijado em público.

Segundo os órgãos de comunicação social turcos, no início da semana, os oficiais do metro de Ancara lançaram um comunicado, pedindo aos passageiros que “agissem em concordância com as regras morais”, depois de as câmaras de segurança terem captado o casal aos beijos.

A questão levou a que um legislador da oposição questionasse o partido que está no poder, de raízes islâmicas, sobre se os oficiais do metro tinham recebido autorização para fazer tais exigências.

Perante isto, no dia 25 de Maio, foi organizada uma manifestação contra os agentes municipais, que em nome dos “códigos morais”, agiram contra um jovem casal que se beijou em público. Vários manifestantes, na sua maioria jovens, beijaram-se durante alguns minutos em sinal de protesto numa paragem de metro da capital turca. Além disso, levavam cartazes com frases de protestos, como “Free Kisses” (“beijos livres”, em português).

Esta forma de protesto levou um grupo islâmico, com cerca de 20 pessoas, a agredir com facas alguns manifestantes. Apesar da presença da polícia, uma pessoa ficou ferida e teve que ser hospitalizada.

A Turquia, país cuja população é maioritariamente muçulmana, é dirigida há mais de 10 anos por um partido do movimento islâmico, que muitos secularistas temem que queira expandir o papel do Islão na Turquia. De acordo com a opinião pública, a Turquia tornou-se mais conservadora e mais religiosa desde a chegada ao poder do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) e do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

Sugerir correcção
Comentar