Serralves em Festa: estão aí as 40 horas de cultura sem parar

Há mais de 220 actividades planeadas, de marionetas a dança contemporânea, passando por concertos e projecção de filmes de animação. O Serralves em Festa acontece a 8 e 9 de Junho

Em 2013, Serralves em Festa chega à 10.ª edição. Foram dez anos, desde 2004, de fins-de-semana com as portas dos jardins abertos à cidade. Nos próximos dias 8 e 9 de Junho, a festa regressa a Serralves, com mais de 220 actividades programadas para as 40 horas de animação “non stop” gratuita. O arranque está marcado para as 8h de sábado.

João Lizardo gosta de perceber a “tensão entre um indivíduo e as circunstâncias que o rodeiam” e, por isso, criou, para o Serralves em Festa, três figuras “ilustrativas de uma fusão e genética completa entre indivíduo e contexto da sua actividade”. Em 2010 apresentou “O Jardineiro” e agora, em 2013, é a vez de “A Senhora das Limpezas”. Na Casa de Serralves (8 de Junho, pelas 19h; 9 de Junho, às 18h30), o autor pretende ilustrar a metamorfose que as senhoras da limpeza se fundem “com o seu material/ferramenta”, perdendo a individualidade. “O Jardineiro” regressa nos dois dias, na Alameda dos Liquidambares, pelas 20h30. “O Homem dos Balões” será a terceira figura, ainda sem data de estreia.

Na dança contemporânea, Isabelle Schad vai apresentar “Experience #1”, uma encomenda da Fundação de Serralves que conta com oito bailarinos da comunidade artística do Porto (Auditório de Serralves, 8 e 9, às 21h30). Também Will Dorner & Cie. apresenta uma performance nesta 10.ª edição, que começa na Baixa do Porto e termina nos jardins da fundação.

Foto
O Gigante (2012) é um dos filmes que a Casa da Animação vai projectar no Auditório de Serralves DR

Como já é habitual, há vários eventos pensados para famílias, como espectáculos de marionetas (“Wondergarden”, pelo Teatro de Marionetas do Porto, às 10h, no Pátio do Ulmeiro, nos dois dias) para os mais pequenos — e não só —, visitas e oficinas (das 10h às 19h, em vários locais do parque). A Casa da Animação, parceira do Serralves em Festa, também tem sessões programadas para o Auditório, às 12h. A música ocupa um papel de destaque na programação e há concertos a todas as horas, desde a manhã até à madrugada — não há desculpas para não ver, pelo menos, um.

Foto
A Senhora das Limpezas é a segunda de três figuras que João Lizardo quer retratar DR

A Feira da Festa, a Feira do Livro de Arte e Arquitectura e a Feira de Artesanato Urbano e Produtos Biológicos regressam aos jardins. Para os que preferirem ter uma visão estruturada de Serralves, há várias modalidades de visitas orientadas, cujas inscrições podem ser feitas na tenda de acolhimento, à entrada (perto da Pá). Além da programação própria de Serralves em Festa, todas as exposições patentes no Museu de Arte Contemporânea vão estar abertas ao público, igualmente gratuitas e visitáveis até de madrugada.

Pelo Serralves em Festa, nos últimos dez anos, já passaram mais de 680 mil pessoas. Para celebrar o aniversário, Serralves oferece, a cada dez mil entradas, um voucher, que deverá ser utilizado no fim-de-semana do festival, para um vôo de dez minutos no helicóptero da empresa Douro Azul.

Sugerir correcção
Comentar