Crato volta a garantir que alunos não serão prejudicados por greve dos professores

Ministro da Educação não avança o que fará para mitigar efeitos da greve. Sindicatos entregam hoje pré-aviso.

Foto
Nuno Crato: “Temos esperança que os sindicatos reconsiderem” PÚBLICO

O ministro da Educação, Nuno Crato, lamentou nesta sexta-feira que tenha sido anunciada uma greve ainda antes de iniciadas as negociações sobre a mobilidade especial dos professores, mas assegurou que o ministério não deixará que os alunos sejam prejudicados.

“Lamentamos que ainda as negociações não tinham começado e foi imediatamente declarada uma greve e lamentamos que essa greve, ainda por cima, tenha sido declarada de forma a potencialmente criar problemas aos nossos jovens, na altura dos exames”, afirmou hoje o ministro da Educação, Nuno Crato, em relação à paralisação marcada pelos professores.

Em causa está um pré-aviso de greve que Fenprof e FNE entregam hoje — marcando cinco dias de paralisação às avaliações, a 7, 11, 12, 13 e 14 de Junho, além de um dia de greve geral a 17 de Junho, primeiro dia dos exames nacionais do ensino secundário — contestando a aplicação da mobilidade especial aos professores.

“Temos esperança que os sindicatos reconsiderem e retirem este pedido de greve”, afirmou o ministro, garantindo “aos jovens, às famílias e aos professores que também estão preocupados” que, ainda que a paralisação não seja desconvocada, “não deixaremos que esta greve vá prejudicar a vida de milhares e milhares de estudantes e professores de todo o país”.

Sem explicar como o fará, Nuno Crato acrescentou apenas estar a discutir com os sindicatos a forma de a mobilidade especial “se adaptar com as características necessárias e com as melhores condições para os professores”.

O ministro confirmou ainda a informação avançada pelo PÚBLICO de que o Governo está a acelerar a aposentação de cerca de seis mil professores e mostrou-se convicto de que “todos os professores do quadro terão lugar nas diversas escolas do país no próximo ano lectivo”.

Nuno Crato falava em Rio Maior, onde esta manhã inaugurou as novas instalações da Escola Superior de Desporto.

 

 

Sugerir correcção
Comentar