Rails Girls Lisboa: um workshop dedicado à mulher e à tecnologia

O Rails Girls Lisboa é um workshop, que se vai realizar nos dias 24 e 25 de Maio, dedicado a mulheres, que tem como objectivo introduzir as participantes ao mundo da programação e desenvolvimento web

Foto
Matilde Ricciardi e Vanda de Oliveira são as autoras da segunda edição do Rails Girls em Portugal Anna Nowak

O Rails Girls foi fundado em 2010 por dois jovens finlandeses, Linda Liukas e Karri Saarinen, e surgiu devido à inconformidade que tinham em relação ao baixo número de mulheres ligadas à tecnologia no país. O movimento ganhou depressa projecção internacional e vai agora realizar o segundo workshop em Portugal. 

Rails Girls é uma organização não lucrativa, criada pelos dois jovens finlandeses, cuja missão é desenvolver uma comunidade de mulheres mais ligadas à tecnologia, dando-lhes conhecimento e acesso às ferramentas web necessárias para que possam vir a desenvolver as suas ideias de negócio.

Depois do primeiro evento em 2010, outros jovens de diversos países mostraram interesse em expandir o conceito. O Rails Girls passa assim a assumir-se como um movimento global, em que voluntários locais podem candidatar-se a organizar o evento no seu país.

Foto
Rails Girls

Este foi o caso de Matilde Ricciardi, 27 anos, e Vanda de Oliveira, 27 anos, duas portuguesas que se apaixonaram pelo movimento e decidiram organizar o Rails Girls Lisboa. No entanto, esta não é a primeira edição do Rails Girls em Portugal. Em Março deste ano, Ana Sofia Pinho organizou a primeira edição do movimento no Porto.

O Rails Girls enquanto movimento global tem um pequeno financiamento do Aalto Center for Entrepreneurship. No entanto, os workshops locais não tem qualquer tipo de financiamento. Todos os custos necessários à produção do evento são suportados por parceiros locais.

De acordo com Matilde Ricciardi “o workshop é de curta duração (dois dias) e é totalmente gratuito”. “Além disso, os workshops são conduzidos por instrutores - programadores de renome convidados - que num ambiente informal conduzem as participantes no desenvolvimento da sua primeira aplicação web em Ruby on Rails (um framework de programação)”, acrescenta a própria ao P3.

Para participar basta aceder ao site da Rails Girls e não é necessário qualquer tipo de conhecimentos prévios em programação. O número de inscrições é limitada a 40 participantes e, apesar de ser um evento dedicado a mulheres, todos os homens estão convidados a participar.

Sugerir correcção
Comentar