FC Porto campeão, Estoril na Europa, Moreirense e Beira-Mar descem

“Dragões” venceram o Paços de Ferreira por 2-0 e conquistaram o 27.º título.

O FC Porto não deixou fugir a vantagem que tinha sobre o Benfica e, na última jornada da I Liga 2012-13, selou a conquista do 27.º título de campeão nacional.

A equipa de Vítor Pereira adiantou-se no marcador aos 23’, com um golo de Lucho González na transformação de uma grande penalidade. O lance foi entre James Rodríguez e Ricardo, mas a haver falta seria fora da área. Porém, o árbitro Hugo Miguel assinalou penálti e expulsou o defesa pacense. Já no segundo tempo, Jackson Martínez ampliou a vantagem dos “dragões”. Danilo seria expulso, mas o marcador não sofreu alterações.

Na Luz, as coisas nem começaram bem para o Benfica, que precisava de vencer o Moreirense e esperar por uma escorregadela do FC Porto na Mata Real. Mas os “encarnados” foram para o intervalo em desvantagem, já que Vinícius adiantou a equipa de Moreira de Cónegos. No entanto, a dupla Cardozo e Lima encarregou-se de dar a volta ao resultado. O Benfica terminou o campeonato com menos um ponto que o FC Porto.

Na luta pelo último lugar que dá apuramento para as competições europeias, o Estoril levou a melhor sobre o Rio Ave. O emblema da Linha foi a Barcelos vencer o Gil Vicente por 3-1, e assim segurou o quinto lugar na classificação. A equipa de Marco Silva vai disputar a Liga Europa na próxima temporada.

O Rio Ave ganhou em Guimarães e termina a época no sexto lugar, à frente do Sporting – que foi a Aveiro bater o Beira-Mar por 4-1. Os aveirenses viram assim confirmada a despromoção à II Liga. O Moreirense acompanhará o Beira-Mar na descida para o escalão secundário.

Resultados da 30.ª jornada
V. Guimarães-Rio Ave, 0-1
Olhanense-Marítimo, 0-0
Beira-Mar-Sporting, 1-4
Gil Vicente-Estoril, 1-3
P. Ferreira-FC Porto, 0-2
Nacional-Académica, 2-1
V. Setúbal-Sp. Braga, 0-1
Benfica-Moreirense, 3-1

 
 

Sugerir correcção
Comentar