Recém-eleito patriaca "é uma escolha que nos agrada a todos", diz D. José Policarpo

De saída do cargo de cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo afirma que o importante é a manutenção da Igreja. No entanto, mostra-se satisfeito com a nomeação de D. Manuel Clemente para seu sucessor.

Fotogaleria
Cerimónia da bênção das pastas na Praça do Comércio José Sarmento Matos
Fotogaleria
D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa José Sarmento Matos
Fotogaleria
Início da missa da cerimónia da bênção das pastas José Sarmento Matos
Fotogaleria
Finalista na cerimónia da bênção das pastas dos estudantes universitários de Lisboa José Sarmento Matos
Fotogaleria
Familiares assistem à cerimónia da bênção das pastas José Sarmento Matos
Fotogaleria
Familiares assistem à cerimónia da bênção das pastas José Sarmento Matos
Fotogaleria
Cardeal-patriarca de Lisboa preside à cerimónia José Sarmento Matos
Fotogaleria
Finalistas na cerimónia da bênção das pastas dos estudantes universitários de Lisboa José Sarmento Matos
Fotogaleria
Finalistas na cerimónia da bênção das pastas dos estudantes universitários de Lisboa José Sarmento Matos
Fotogaleria
Finalista durante a cerimónia José Sarmento Matos
Fotogaleria
Finalistas celebram durante a cerimónia José Sarmento Matos
Fotogaleria
Finalistas celebram durante a cerimónia José Sarmento Matos
Fotogaleria
Cardeal-patriarca no final da celebração que acabou com chuva José Sarmento Matos
Fotogaleria
Cardeal-patriarca no final da celebração, que acabou com chuva José Sarmento Matos

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, garantiu estar satisfeito com a escolha do seu sucessor, D. Manuel Clemente, em declarações feitas após a cerimónia da bênção das pastas, que se realizou neste sábado, em Lisboa.

Pouco depois de formalmente anunciada a nomeação do actual bispo do Porto, D. Manuel Clemente, ao cargo de patriarca de Lisboa, D. José Policarpo celebrou a última missa de bênção das pastas enquanto representante do patriarcado.

Foi já depois da celebração que D. José Policarpo, que diz já ter conversado com D. Manuel Clemente sobre a sucessão, falou do fim do seu mandato. “O importante é a manutenção do ministério apostólico e, nesse sentido, a saída de uma pessoa e a entrada de outra é um pormenor”, sublinhou o cardeal-patriarca. "Quanto ao sr. Dom Manuel Clemente: seja bem-vindo. Ele regressa a casa, não é um desconhecido de ninguém", completou.

Com entrada no patriarcado marcada para 7 de Julho, a designação do recém-nomeado patriarca, escolhido pelo Papa Francisco, é bem vista por D. José Policarpo, que garante ter sido uma escolha acertada. "Havia outras escolhas certas possíveis, mas é uma escolha que nos agrada a todos", reitera.

Sobre a sua saída, o cardeal de Lisboa afirma ser um acontecimento, “uma coisa normal na vida da Igreja”, sendo que o cargo não é vitalício e que “é mais importante que a pessoa esteja capaz de exercer”, referindo a “coragem e ousadia” da renúncia de Bento XVI. Anunciou também que irá deixar o cargo de presidente da Conferência Episcopal no fim do mandato, ao qual se seguem eleições. Conclui: “Pessoalmente, já começo a ter saudades. Vou servir de outra maneira e terei à disposição uma nova forma de servir a Igreja.”

O cardeal deixou ainda uma mensagem à classe política: “Sirvam e façam o melhor que podem, dentro dos valores da nossa cultura.” Relativamente à aprovação da lei da co-adopção por casais homossexuais e outros assuntos controversos, D. José Policarpo não quis fazer comentários, dizendo apenas não ser o momento e que estes são temas demasiado “complicados” para responder.

Para alunos, cardeal deixa saudades mas mudança é atempada
Dos alunos que festejaram na Praça do Comércio, na celebração da bênção das pastas, o final de uma etapa, muitos desconhecem a mudança que vai haver no patriarcado de Lisboa, sobretudo os mais novos.

Carla Correia, 21 anos, estudante de Administração Pública, é das poucas que estão a par da sucessão e diz ficar triste com a saída do patriarca José Policarpo. “É sempre um orgulho ter um cardeal que é reconhecido no mundo inteiro”, defende a estudante. Sobre o sucessor, Carla diz não conhecer o trabalho por ele realizado.

Já o finalista do curso de Engenharia Multimédia, Arlindo Oliveira, 55 anos, pensa que Manuel Clemente “tem feito algo e já mostrou que será um grande substituto”. Deseja que o novo patriarca continue o trabalho do anterior, uma pessoa que foi uma “mais-valia” enquanto representante de Portugal. “Fez um bom trabalho, teve uma boa presença e deixa saudades”, conclui Arlindo.

Há também quem acredite que esta mudança "está no seu tempo". É o caso de Maria Dimas, 60 anos, estudante finalista do curso de Ciências Religiosas, que esteve presente na cerimónia. Apesar de louvar os feitos e trabalho de D. José Policarpo, reitera que o novo patriarca é, neste momento, a “pessoa necessária para a Igreja Católica”, acrescentando que “razão e a fé estão de braço dado”.

Hoje, estudantes universitários, família e amigos festejaram a conclusão do curso superior, numa cerimónia que acabou por ser a última homília da bênção das pastas a que José Policarpo presidiu.
 
 

Sugerir correcção
Comentar