Tiny Feet: um mundo de bonecas tão diferente das Barbies

A Tiny Feet é das primeiras revistas do mundo dedicada às bonecas. E tem assinatura portuguesa

Foto
DR

Brincar com bonecas não é só para crianças. Por todo o mundo, inúmeros adultos dedicam o seu tempo livre ao mundo de fantasia. Coleccionam, personalizam, fotografam, e criam inúmeros projectos artísticos com os seus exemplares, numa vasta comunidade sem fronteiras.

 

Filipa Ricardo é uma destas aficcionadas. A designer portuguesa criou uma das primeiras publicações mundiais dedicadas às bonecas e miniaturas: a Tiny Feet Magazine. Para além de ser a fundadora, Filipa é também a designer e curadora. Ao P3 recordou que teve a ideia quando viu que “havia muitas pessoas na comunidade com fotografias de alta qualidade”. Em 2011 decidiu pô-la em prática. 

Foto
Tiny Feet, também em versão impressa

 

Foto
Edição sobre o circo mostra o lado assustador das bonecas

Várias vezes comparada a uma “revista de moda para bonecas”, a Tiny Feet reúne trabalhados fotográficos de vários artistas de todo o mundo, entrevistas, e até uma secção com instruções passo-a-passo para diferentes projectos. 

Foto
Tiny Feet é das primeiras revistas de mundo dedicada às bonecas e miniaturas

 

Cada edição tem um tema, que influencia a escolha dos colaboradores. “Quando tenho o tema decidido, junto uma série de imagens, tipo ‘mood board’, e envio para pessoas cujo trabalho, à partida, se encaixa”, explica Filipa. Depois cabe-lhe a ela reunir todas as contribuições num novo número. 

 

Ao longo de cinco edições, contribuíram para a revista cerca de 60 artistas de diversos países. Os temas já passaram pelos doces, pelos contos de fadas, e pelo frio. Mas foi a edição dedicada ao circo que Filipa considera a mais importante. “Ate aí a revista era sempre muito querida e fofinha, e esse número permitiu mostrar o lado mais ‘creepy’ e assustador das bonecas”, explica a autora. 

 

 

"Não fiz a revista a pensar em dinheiro"

 

A Tiny Feet pode ser lida de forma gratuita na sua página oficial, ou nas versões pagas para tablet e papel. Mas o objectivo não é lucrativo nem comercial. “Não fiz a revista a pensar em dinheiro”, defende Filipa, “decidi fazê-la porque achei que era uma necessidade dentro da comunidade”. 

 

Para além da revista, Filipa ainda se dedica à moda em miniatura. No sua página The Sugar Doll, tem disponível uma loja online de roupa para bonecas, e já colaborou com artistas internacionais que se dedicam à costumização.

 

Em Portugal, “este mundo de bonecas tão diferente das barbies” dá agora os primeiros passos. Mas Filipa, que começou a coleccionar em 2005, admite estar mais integrada na comunidade internacional. 

 

Garante que desde que criou a revista “o feedback tem sido fantástico”. À publicação juntam-se participações em feiras e eventos internacionais. No ano passado foi Berlim, numa conferência ligada a uma das marcas de bonecas, e este ano segue-se Barcelona. A Tiny Feet pode até ter pés pequeninos, mas consegue dar passos de gigante. 

 

Sugerir correcção
Comentar