Jovem português lança projecto que recicla escovas de dentes

A iniciativa "pioneira em Portugal" visa preservar o meio ambiente e promover a saúde oral, afirma mentor

José Pedro Gomes
Fotogaleria
José Pedro Gomes
Fotogaleria

O RED Projet nasceu pela mão de José Pedro Gomes, higienista oral de 25 anos, e pretende, reciclar escovas de dentes. O objectivo é promover, em simultâneo, a saúde oral e as boas práticas ecológicas.

A ideia surgiu num dia como tantos outros, quando José se apercebeu que as cerdas (pêlo) da sua escova de dentes já estavam danificadas. “Onde vou deitar a escova agora? No lixo?”, recordou em entrevista ao P3.

A resposta não tardou em aparecer. Formado na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, o jovem decidiu contactar empresas especializadas em reciclagem.

Curiosamente, não foi tão fácil quanto se previa. “Muitas disseram que não, outras nem responderam. Porque o que lhes interessa são valores e eu, afinal, naquela altura só tinha 50 escovas".

Contrariando esta tendência, a Crokplastic foi a única que prontamente se disponibilizou a colaborar. Assim como a farmácia Borges e Cruz, no Montijo, a primeira a ter um escovão e acolher este projecto-piloto.

Com uma campanha em vigor até 24 de Maio, a Borges e Cruz oferece um euro de desconto àqueles que deixarem a sua escova antiga e adquirirem uma nova unidade da marca Elgydium.

Escovas velhas, objectos novos

As escovas usadas são revendidas e transformadas, posteriormente, em baldes do lixo, caixas de arrumos, garrafeiras, caixas de ferramentas, alguidares, cestos de roupa, entre outros. 

Com mais de 600 escovas recolhidas até à data, o RED Projet deverá chegar, até ao final do mês de Maio, a 50 pontos do país entre os quais escolas, farmácias e clínicas. E a internacionalização? "Claro que sim. Já temos contactos com Angola", termina José Pedro. E o ambiente agradece.

Sugerir correcção
Comentar