Detroit vai ganhar uma estátua do RoboCop

Projecto de "crowdfunding" que reivindica uma estátua de RoboCop em Detroit está na última fase: a fundição em bronze

Tudo começou em Fevereiro de 2011, através do Twitter, quando um "prestável" cidadão norte-americano deixou, na conta de David Bing, o "mayor" de Detroit, uma sugestão peculiar. O "tweet" pedia a Bing a construção, em Detroit, de uma estátua de RoboCop, o polícia do futuro que protegia a cidade no filme de 1987 de Paul Verhoeven.

O tal cidadão dizia que, da mesma forma que Filadélfia tinha uma estátua de Rocky Balboa, Detroit também devia ter uma do seu herói cinematográfico. Até porque "RoboCop would kick Rocky´s butt" e, ao mesmo tempo, seria um óptimo embaixador da cidade, podia ler-se no "tweet". Ainda assim, David Bing deu uma resposta negativa ao pedido.

No entanto, quem conhece bem RoboCop, sabe que o polícia era persistente (não fosse "Dead or alive, you're coming with me" uma das suas célebres expressões). E se o herói o era, os fãs também o são. Foram eles mesmos que criaram um grupo no Facebook para reunir esforços que permitissem a construção da tão desejada estátua.

Foto

Depois disso, surgiu o site do projecto Detroit needs RoboCop que, mais importante do que qualquer outra coisa, originou um evento de "crowdfunding" no Kickstarter. Em pouco tempo, a meta de 50 mil dólares foi atingida e, até, ultrapassada: chegou aos 67.436 dólares (cerca de 52.500 euros). Ou seja, o suficiente para construir uma estátua em homenagem ao ciborgue.

Foto

Proteger Detroit para sempre

Ao todo, foram 2.718 financiadores que contribuíram para os fundos, mas, além destes, houve quem ajudasse de outra forma. Fred Barton, conhecido como "Robotman", forneceu os moldes da escultura, e a empresa Across The Board Creation fez o "scan" da estátua em 3D, aumentou-a digitalmente, fabricou o corpo e montou-o em espuma, cera, argila e aço.

Agora, a estátua que de todo este processo resultou está na última fase: a fundição em bronze. Do alto dos seus cerca de três metros, RoboCop prepara-se, finalmente, para vigiar e proteger Detroit para sempre.

O local que vai ocupar na cidade ainda está em discussão, mas um dos destinos mais prováveis é a TechTown da Wayne State University. Se for esse o desfecho, nada assentaria melhor ao polícia do futuro: um ciborgue numa "cidade de tecnologia". Mas, o mais importante, é que a estátua vai estar mesmo em Detroit. RoboCop agradece: "Thank you for your cooperation. Good night".

Sugerir correcção
Comentar