Nova associação para gerir o domínio .pt entra em funções em Junho

Do conselho consultivo fazem parte, entre outras entidades, a Anacom e a Sociedade Portuguesa de Autores.

Foto
A DNS.pt é uma associação privada sem fins lucrativos Miguel Madeira

A associação privada DNS.pt foi nesta terça-feira constituída formalmente e começa no dia 1 a gerir o domínio.pt, competência que era da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

A nova associação, que não tem fins lucrativos, é encabeçada por Luísa Gueifão, no cargo de presidente do conselho directivo. Gueifão já fazia parte da FCCN, que foi extinta, com parte das competências a serem entregues à Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A nova estrutura tem como fundadores a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva, a Deco e ainda o representante designado pela Internet Assigned Numbers Authority, a autoridade internacional responsável pelos na Internet.

No conselho consultivo têm assento representantes de entidades como a Anacom (o regulador do sector das comunicações), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial e a Sociedade Portuguesa de Autores.

Em comunicado, Luísa Gueifão afirma que esta estrutura assenta, “em termos de gestão, no modelo internacional multistakeholder [de várias partes interessadas], espelhado desde logo na ampla participação no seu conselho consultivo".
 

Sugerir correcção
Comentar