Governo já fechou três acordos nas PPP

Executivo assegurou objectivos de poupança, na ordem dos 300 milhões, com negociações lideradas pela Estradas de Portugal.

Foto
Pires de Lima diz que renegociações renderam poupança de 7,2 mil milhões de euros. Daniel Rocha

O Governo fechou nesta sexta-feira os acordos de renegociação de parcerias público-privadas (PPP) do sector rodoviário que permitirão alcançar as poupanças previstas para este ano: 300 milhões de euros.

O PÚBLICO apurou que os acordos foram já fechados entre a Estradas de Portugal e três concessionárias. A maior é a Ascendi, que gere cinco concessões (Beiras Litoral e Alta, Grande Lisboa, Grande Porto, Costa de Prata e Norte), e com a qual foi possível negociar uma redução de cerca de 150 milhões de euros.

O Governo conseguiu ainda fechar a renegociação com as concessionárias Scutvias (que gere a concessão da Beira Interior) e Norscut (que gere a concessão Interior Norte), faltando apenas formalizar o acordo com a Euroscut, gestora de duas concessões: Algarve e Norte Litoral. Passo que deverá ser dado nos próximos dias.

Parte da poupança será conseguida com a redução da rentabilidade accionista das concessionárias, que em alguns casos passará de 12 para cerca de 8%. Os cortes também passam por alterações nos contratos, de forma a reduzir os pagamentos com manutenção e grandes reparações.

Os 300 milhões de euros inscritos como objectivo para 2013 já estarão, assim, assegurados, depois de a meta inicial (250 milhões) ter sido revista em alta, na sequência do chumbo do Tribunal Constitucional a quatro medidas do Orçamento do Estado para este ano. Uma vez fechados os acordos nesta sexta-feira, será necessário obter ainda o visto do Tribunal de Contas.

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, tinha referido quarta-feira no Parlamento que as negociações com as concessionárias estavam “quase a terminar”, acrescentando que “os cortes de 300 milhões estão assegurados”. O Governo tinha colocado a hipótese de avançar com um imposto sobre as PPP, caso não conseguisse reduzir os encargos pela via negocial.

Sugerir correcção
Comentar