Troika analisa medidas de austeridade com o Governo na terça-feira em Lisboa

Bruxelas diz-se empenhada em terminar a 7ª avaliação ao programa de ajustamento português.

Foto
Enric Vives-Rubio

Uma missão técnica da troika analisa terça-feira com o Governo as medidas de austeridade anunciadas sexta-feira pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, informou o Ministério das Finanças.

O ministério de Vitor Gaspar, em comunicado divulgado, acrescenta que os técnicos da Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) se encontram "partir de amanhã" [terça-feira] em Lisboa para "analisar com o Governo" as medidas apresentadas.

Entretanto, a Comissão Europeia disse estar empenhada em trabalhar “intensamente” para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

O porta-voz porta-voz do executivo comunitário para os Assuntos Económicos e Financeiros foi questionado na conferência de imprensa da Comissão Europeia se a sétima avaliação da troika estaria concluída a tempo das reuniões dos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) e da zona euro (Eurogrupo) da próxima semana, de modo a que possa ser aprovada a extensão das maturidades do empréstimo europeu concedido a Portugal.

“Estamos comprometidos a trabalhar intensamente nos próximos dias com esse objectivo em mente, mas claro que isso depende dos progressos que sejam feitos”, respondeu Simon O’Connor.

O porta-voz acrescentou que será necessário esperar para ver a evolução dos trabalhos já que a missão técnica da troika estará em Lisboa na terça-feira.

A 12 de Abril, o Ecofin alcançou um acordo de princípio para a extensão, por sete anos, das maturidades dos empréstimos europeus concedidos a Portugal e à Irlanda.

Notícia actualizada às 13h32: Acrescenta declarações de Simon O'Connor

Sugerir correcção
Comentar