Havelange renuncia a cargo na FIFA por causa de subornos

O brasileiro viu o seu nome envolvido numa investigação da Comissão de Ética do organismo que gere o futebol mundial.

Foto
João Havelange era presidente honorário da FIFA Olivier Morin/AFP

João Havelange renunciou ao cargo de presidente honorário da FIFA, depois de alegadamente ter aceitado subornos durante a sua presidência, anunciou nesta terça-feira o organismo máximo do futebol mundial.

O brasileiro, que presidiu à FIFA durante mais de duas décadas, é um dos nomes que constam de um relatório elaborado pela Comissão de Ética do organismo, na sequência de uma investigação que envolveu a empresa de marketing ISL e os direitos de televisão do Campeonato do Mundo. O relatório elaborado sob a liderança do presidente da Comissão Ética da FIFA, Hans-Joachim Eckert, descreve a conduta de Havelange como “moralmente e eticamente reprovável” por este ter alegadamente recebido diversos subornos.

O sucessor de Havelange e actual presidente da FIFA, Joseph Blatter, já abordou o tema e saudou a conclusão do relatório. “Tomei nota do relatório da Comissão de Ética da FIFA, liderada por Hans-Joachim Eckert, em relação ao caso ISL. Faço notar em particular que as conclusões do relatório afirmam que ‘já não há mais processos relacionados ao assunto ISL’”, anunciou Blatter em comunicado, destacando ainda a sua satisfação pela avaliação positiva do relatório perante a sua conduta enquanto presidente da FIFA.

João Havelange presidiu à FIFA entre 1974 e 1998 e renunciou ao cargo de presidente honorário no dia 18 de Abril de 2013, mas a decisão só foi tornada pública esta terça-feira.
 

Sugerir correcção
Comentar