Televisão sul-africana revela imagens de Mandela

Primeiras imagens desde Agosto de 2012.

A televisão pública sul-africana SABC divulgou nesta segunda-feira imagens de Nelson Mandela, as primeiras desde Agosto do ano passado. O ex-Presidente da África do Sul aparece visivelmente debilitado e rodeado por vários membros do ANC e pelo Presidente Jacob Zuma.

Mandela, de 94 anos, esteve internado há três semanas, por causa de uma pneumonia, naquela que foi a terceira vez em quatro meses em que o Nobel da Paz esteve no hospital.

“Madiba” surgiu sentado, com rosto sem expressão, apesar de vários pessoas à sua volta estarem a rir. “Ele está em boa forma. Conversámos com ele, apertámos as mãos e ele sorriu”, disse Zuma, após a visita à casa de Mandela, em Houghton, Joanesburgo.

Primeiro Presidente negro da África do Sul, Mandela tem problemas pulmonares, que são consequência de uma tuberculose contraída quando esteve preso em Robben Island, a prisão ao largo da Cidade do Cabo – foi aqui que passou 16 dos 27 anos em que esteve preso, durante o regime do apartheid.

Mandela não aparece em público desde Julho de 2010, quando esteve a assistir à final do Mundial de futebol organizado pela África do Sul. E as últimas imagens divulgadas antes desta segunda-feira eram de Agosto de 2012, quando foi visitado pela então secretária de Estado americana Hillary Clinton.

Sugerir correcção
Comentar