Estes amigos de "couchsurfing" têm 60 anos de diferença (e vão atravessar Portugal juntos)

Diana tem 25 anos; Parkie, 85. Conheceram-se na Califórnia e tornaram-se amigos. Em Junho reencontram-se para percorrer Portugal de Norte a Sul durante cinco semanas

Fotogaleria
Fotogaleria

Conheceram-se em Março de 2013 durante a estada de Diana em Santa Bárbara, Califórnia. Desde então, nunca mais perderam o contacto. Ela tem 25 anos e ele, 85. Falamos de Diana Vasconcelos, portuguesa, e de Parkie, americano. Em Junho, os dois amigos reencontram-se para uma viagem de cinco semanas por Portugal.

Diana morava em Chicago quando recebeu como presente de Natal uma viagem para um destino à escolha. A costa californiana foi a eleita da jovem natural de Amarante.

Os sete dias de viagem iniciaram-se em São Francisco onde Diana encontrou um alemão que lhe deu boleia ("carpool") até Los Angeles. A determinada altura, o mesmo rapaz sugeriu que pernoitassem em Santa Bárbara. Ele procurou um hotel, a portuguesa optou por “couchsurfing” (dormir num sofá em casa de alguém). Não tinha dinheiro e a experiência anterior num hotel nova-iorquino tinha sido “uma seca”, disse ao P3 numa entrevista por telefone.

O início de uma amizade peculiar

No mesmo dia em que pediu guarida em Santa Bárbara — através do site couchsurfing.org — recebeu dois convites: um de um rapaz de 24 anos e outro de um senhor de 85. Não hesitou: Parkie, o “jovem ancião”, “deve ter muito mais histórias para contar”, pensou a amarantina. E assim foi.

Na manhã seguinte caminharam pela cidade enquanto conversaram sobre as suas vidas. "Houve uma empatia imediata", afirmou Diana, que viu em Parkie o avô que nunca teve. Parkie divide a casa com o seu gato Naarak e de três em três anos faz voluntariado com crianças na China. Diana, “fã de aventuras”, rumou aos Estados Unidos para assumir um papel de "babysitter".

Eis chegado o momento da despedida, Diana decidiu convidar Parkie para uma visita a Portugal. Dois dias depois, o amigo de 85 anos enviara-lhe um email com os bilhetes de avião... para cinco semanas.

Uma nova aventura

Com um roteiro minimamente estruturado, a jovem quer "percorrer Portugal de lés-a-lés" e sabe que Viana do Castelo, Caminha, Ponte de Lima, Guimarães, Porto, Coimbra, Sintra, Lisboa, Cascais, Tróia, Alentejo (e a sua costa) e Algarve são alguns dos lugares de passagem obrigatória.

Para o efeito, criou uma página no Facebook onde apela a que, em cada uma das cidades, as pessoas locais se juntem a eles para um breve café e até, eventualmente, para lhes oferecer o seu sofá: "Queremos os dois fazer 'couchsurfing'".

Sem se verem desde Março, é o Skype que tem feito perdurar a amizade e que, de algum modo, vai atenuando as saudades.

Entretanto, Diana está a concorrer, também no Facebook, a uma viagem à Tailândia com este testemunho invulgar. O objectivo é angariar o maior número de "gostos" possível e uma vez seleccionada, quem sabe, "ir com o Parkie" ao Sudeste Asiático.

Sugerir correcção
Comentar