Moda: o que é que vamos usar nesta Primavera?

Uma saia com padrão asteca é a peça-chave escolhida para este "look" primaveril. Para finalizar, sapatos rasos e carteira amarela

Foto
DR

Com as chegada da Primavera, já ninguém quer saber de casacos grossos, cachecóis ou guarda-chuvas. Mas agora que a roupa de Inverno foi oficialmente guardada, o que usar? Aqui vão algumas sugestões. 

 

Aceitando a sugestão da Vogue Paris, apresento uma proposta: uma saia com um padrão de inspiração asteca. Conjuguei-a com uma t-shirt branca (daquelas que toda a gente tem no armário) e uns sapatos rasos, clássicos, igualmento brancos. E para finalizar, uma carteira amarela, para realçar os vários tons da saia.

Foto
DR

 

As peças que seleccionei estão dispoíveis online, em lojas que vendem para Portugal: a saia é da Topshop (35 euros), os sapatos da Asos (41 euros), a mala da New Look (53 euros), e a t-shirt da Monki (oito euros). Mas é possível encontrar artigos semelhantes em muitas outras lojas, até com cores e padrões diferentes, para todos os gostos e carteiras.

 

Inspirei-me nas propostas dos grandes designers e revistas de moda, mas quis encontrar soluções mais confortáveis e acessíveis. Porque sejamos realistas: as comuns mortais não sobrevivem um dia inteiro a correr entre aulas, empregos, e estágios com saltos de 10 centímetros, e também não têm um orçamento ilimitado para gastar em roupas que parecem mais adequadas a uma passadeira vermelha. 

 

Saias menos curtas

Felizmente, algumas das tendências mais fortes desta estação são facilmente adaptadas às necessidades do dia a dia, e ao estilo pessoal de casa um. A primeira tem a ver com o comprimento das saias. Não é que as versões mini tenham sido abolidas, mas em geral as bainhas desceram, e já não parecem da avózinha. Há versões para todos os gostos, das mais românticas às mais roqueiras ou minimalistas. 

 

Mas quem quiser pode juntar-lhe outra das grandes tendências desta primavera: os padrões. Riscas, bolas, flores, ilustrações, ou todas estas misturadas, os padrões são para usar e abusar. E seja em tons garridos ou pastel, todos os designers apresentaram versões multi-coloridas. 

 

E quem ainda não ficou convencido, pode sempre espreitar os desfiles das principais semanas da moda. Holly Fulton apresentou a versão mais animada (e a nossa primeira escolha): para além das flores, das riscas e dos quadrados, até silhuetas humanas serviram para dar vida aos tecidos. Bons exemplos foram também vistos nos desfiles de Derek Lam, Proenza Schouler, Erdem, Dolce & Gabbana, Creatures of the Wind, Band of Outsiders ou Preen by Thornton Bregazzi

 

Em muitos casos, as saias foram coordenadas com partes de cima em padrões igualmente eclécticos. Mas fora das passerelles, a opção mais realista passa por apostar numa "t-shirt" ou blusa mais básica, de uma só cor, e deixar a peça-chave brilhar. 

Sugerir correcção
Comentar