Já é possível visitar alguns monumentos portugueses sem sair do sofá

Google disponibiliza a partir desta terça-feira visitas virtuais a alguns dos mais emblemáticos monumentos em Portugal.

Foto
O Palácio Nacional da Pena, no Street View DR

Se sempre quis visitar o Portugal dos Pequenitos ou o Palácio Nacional da Pena, já não precisa de sair do conforto do sofá para o fazer. Basta ligar-se à Internet e desfrutar de uma visita virtual a estes e a mais alguns monumentos que fotografados para o projecto Street View.

As imagens estão disponíveis a partir desta terça-feira no site do Google e permitem que qualquer pessoa com ligação à Internet visite muitos monumentos e parques portugueses sem sair de casa.

Para além do Palácio da Pena, em Sintra, também é possível explorar o Palácio de Monserrate, na mesma vila, os jardins do Parque de Serralves, no Porto, ou os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A empresa norte-americana trabalhou com os parceiros portugueses na recolha das imagens, feitas através de um triciclo especialmente construído para locais onde os carros não possam circular.



São já 50 os países em que o Google Street View está disponível. Com esta ferramenta, é possível visitar vários países em todo o mundo – incluindo Portugal – para planear uma viagem ou até mesmo para visitar aqueles locais onde sempre se quis ir mas que nunca foi possível fazê-lo.

Em Março, o Google Street View disponibilizou imagens de uma das cidades mais afectadas pelo desastre ambiental de Fukushima, que mostraram uma cidade fantasma como aquelas vistas nos filmes de ficção.

Também já é possível visitar algumas das montanhas mais altas do mundo com esta ferramenta.

A Google só não promete que a visita virtual seja tão completa como a visita real.

Notícia corrigida às 13h: Alterada indicação de que Sintra é uma cidade para vila.

Sugerir correcção
Comentar