Canadá anuncia detenção de dois homens que preparavam ataque terrorista

Polícia diz que recebiam apoio de elementos da Al-Qaeda no Irão.

Foto

Dois homens, de 30 e 35 anos, foram detidos nesta segunda-feira pela polícia canadiana por suspeita de estarem a preparar um atentado na linha ferroviária que liga o Canadá aos Estados Unidos.

Segundo as autoridades canadianas, os detidos (Chiheb Esseghaier e Raed Jaser) estariam a receber apoio da célula da Al-Qaeda no Irão. Os dois homens são residentes no Canadá, mas não são canadianos. As respectivas nacionalidades não foram divulgadas.

O alvo, disse um oficial da polícia canadiana, era um comboio de passageiros, na linha que liga Toronto, a maior cidade canadiana, a Nova Iorque. "Se este ataque tivesse sido perpetrado, pessoas inocentes teriam sido mortas ou feridas com gravidade", afirmou o oficial, numa conferência de imprensa em Toronto. Segundo as autoridades, o plano estava ainda longe da fase de execução.

A investigação decorria desde Agosto e foi uma operação conjunta entre as autoridades canadianas, o FBI e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. De acordo com as autoridades, não há ligação entre o atentado que estava a ser preparado e as bombas na maratona de Boston.

Sugerir correcção
Comentar