30 anos, trabalhador activo e solteiro: assim são os brasileiros em Portugal

Em Portugal vivem 110 mil brasileiros, a maior comunidade estrangeira no país. Instituto Nacional de Estatística ajuda-nos a conhecê-los melhor.

Foto
Há perto de 23 mil brasileiros a partilharem a vida com portugueses Rui Gaudêncio

Em 2011, eram perto de 110 mil os brasileiros a residir em Portugal, o que faz desta nacionalidade a maior das comunidades estrangeiras a viver no país. Segundo dados revelados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), é nos concelhos de Lisboa, Sintra e Cascais que habita a maioria desta população.

Face a 2001, ano em que a comunidade brasileira em Portugal era a 7.ª maior população imigrante, houve um crescimento de 244,5%, o que significa que os brasileiros correspondem já a 1% do total da população residente no território nacional.

São exactamente 109.787 os cidadãos do Brasil a viver actualmente em Portugal, mais 70 mil que os cabo-verdianos, o segundo maior grupo de estrangeiros no país.

Os dados do INE revelam que os brasileiros estão espalhados por todo o território português, mas é na região de Lisboa que se concentra mais de metade desta população (56,7%), em especial nos concelhos de Lisboa (10%), Sintra (7,9%), Cascais (6,1%) e Almada (4,2%).

Altas qualificações

Quanto ao seu perfil, estes imigrantes têm uma idade média de 30,9 anos — abaixo dos 34,2 apresentados pelo total dos estrangeiros no país — e são maioritariamente solteiros (54,2%, face a 37,5% de casados). Ainda assim, 57% vivem em união de facto ou são casados — e há perto de 23 mil a partilharem a vida com portugueses.

Do total de brasileiros que estão empregados (57,4%), a maior parte trabalha em limpeza de casas particulares, hotéis e restaurantes (15,9%), enquanto 10% são vendedores em lojas. Isto apesar de 41% dos membros desta população imigrante ter o ensino secundário ou pós-secundário — campo em que batem os portugueses, que em apenas 19,9% dos casos têm igual nível de escolaridade.