MaKey MaKey: transforma objectos do dia-a-dia em touchpads

E se fosse possível usar uma banana como rato de computador? Ou fazer de cada degrau de uma escada uma tecla de piano?

Foto

MaKey MaKey é um "kit" que tem tudo para dar asas à sua criatividade. A ideia de Jay Silver — o criador do kit MaKey MaKey — era o de acordar o impulso criativo das pessoas.

Apesar de estar assente em princípios da electrónica, o cientista do Massachusetts Institute of Technology (MIT) não queria criar algo que só pudesse ser usado por um engenheiro ou alguém formado em tecnologias.

Assim, qualquer pessoa pode utilizar o MaKey MaKey e dar vida à sua criatividade: usar uma peça de fruta como teclado, transformar as suas escadas num piano ou fazer um comando de plasticina para jogar Super Mario. A imaginação é o único limite.

Fruta, plantas, água e até animais domésticos podem ser usados: o necessário é que consigam conduzir electricidade. O "kit" tem tudo o que é necessário para transformar objectos do dia-a-dia em "touchpads" e que depois podem ser usados para interagir com o computador: inclui uma placa de circuito, cabos condutores de electricidade e cabos USB.

Com um custo de 50 dólares (aproximadamente 40 euros), pode ser adquirido através do seu site. "Algumas pessoas estão apenas a brincar por aí [com os 'kits']. Outras estão a fazer instrumentos para que os seus filhos com paralisia cerebral possam aceder à Internet", diz Jay Silver.

"Não sei qual dos dois é sinceramente o mais importante." Este "kit" pode ser usado por todo o tipo de pessoas mas está a ter bastante sucesso entre os educadores, que fazem jogos educativos com crianças e por engenheiros que querem testar os seus protótipos.

Sugerir correcção
Comentar