Acrobatic: e o vencedor do concurso de moda é...

As colecções dos finalistas poderão ser vistas num desfile na Exponor no dia 26 de Abril, dia em que serão anunciados os vários vencedores do concurso

Second Life de Carolina Pereira e Sara Coe, melhor coordenado masculino de 2012
Fotogaleria
Second Life de Carolina Pereira e Sara Coe, melhor coordenado masculino de 2012
Acrobatic 2012
Fotogaleria
Acrobatic 2012

O tema da edição de 2013 do concurso Acrobatic é “miss you” e desafiou os jovens estilistas a apresentarem as suas criações sobre a saudade. As colecções dos finalistas poderão ser vistas num desfile na Exponor no dia 26 de Abril, dia em que serão anunciados os vários vencedores do concurso.

O concurso, que teve a primeira edição em 2004, é já uma referência na descoberta de novos talentos. No passado, designers como V!tor, Estelita Mendonça ou Daniela Barros já passaram por aqui, antes de integrarem plataformas como o espaço Bloom, no Portugal Fashion, e lançarem as próprias marcas.

Este ano foram entregues 150 candidaturas, no total. A selecção dos 19 finalistas esteve a cargo de um júri composto por 10 membros, onde se destacam nomes como Luís Buchinho e Júlio Torcato. Numa primeira fase, foram avaliados os dossiers técnicos e depois os protótipos.

Foto
Anther de Catarina Ferreira, vencedora de 2012

Semana da juventude

O vencedor do principal prémio do Acrobatic, que será conhecido no dia do desfile, levará um prémio monetário como incentivo à produção da sua colecção. Os melhores conjuntos feminino e masculino também serão premiados, bem como a colecção preferida do público.

Ivan Almeida, finalista do curso de Design de Moda do Modatex venceu o prémio do público no ano passado, e usou o dinheiro para criar o projeco UNEQUAL. O jovem acredita que “o Acrobatic é uma rampa de lançamento” para os jovens designers de moda em Portugal, acrecentando que “o facto de haver um prémio monetário ajuda a que possamos desenvolver novos projectos”, tal como fez com o UNEQUAL.

Mais uma vez, o concurso insere-se na Newcomers Week, uma semana da juventude que decorre na Exponor de 26 a 29 de Abril. O evento inclui concursos e mostras em áreas como basquetebol, xadrez, design, escrita criativa, ilustração, dança, entre outros. E conta ainda com a Qualifica, uma Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego.

Sugerir correcção
Comentar