Lisboa recebe sete cruzeiros com 8500 turistas

Este mês de Abril está a ser mais movimentado nos cais da capital do que o do ano passado.

Alguns já chegaram, outros acabaram de atracar. No total, o Porto de Lisboa acolhe nesta quarta-feira sete navios cruzeiro, que transportam cerca de 8500 turistas.

A zona de Santa Apolónia é a mais concorrida: no terminal de cruzeiros estarão atracados os navios Boudicca, Star Clipper e Costa Fortuna.

Segundo uma nota da Administração do Porto de Lisboa (APL), o Boudicca passa em Lisboa numa viagem com início e fim em Portsmouth, Inglaterra. Fará ainda escala em Portimão, Gibraltar, Barcelona, Palamos e Mahon (Espanha).

A capital portuguesa é o destino final da viagem do navio Star Clipper, que começou em St. Maarten, nas Caraíbas. De Lisboa, parte para outra viagem com destino ao Mediterrâneo e que terminará no Mónaco.

A escala do Costa Fortuna é uma das 14 que o navio realizará em Lisboa de 8 de Abril a 26 de Maio e de 23 de Outubro a 25 de Novembro, inseridas num cruzeiro com possibilidade de início e fim em Lisboa e escala em Valência, Barcelona, Savona, Málaga, Casablanca e Cádiz.

O cais do Jardim do Tabaco recebe o navio Oriana, que está de passagem por Lisboa numa viagem com início e fim em Southampton e escala em Leixões, Vigo e La Corunha (Espanha).

O terminal de cruzeiros da Rocha Conde de Óbidos recebe o navio Sea Cloud, que realizará uma operação de embarque com destino final a Palma de Maiorca. Acolhe também o navio The World que chegou na terça-feira a Lisboa e fica até quinta.

Movimento aumenta
Em Alcântara está, pela primeira vez, o gigante Liberty of the Seas – um dos maiores do mundo –, numa viagem transatlântica com início em Fort Lauderdale, nos EUA e fim em Barcelona.

No total, são 8500 passageiros, segundo a APL. De acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Observatório do Turismo de Lisboa, os turistas que chegam à capital em cruzeiros são na sua maioria britânicos, têm em média 51 anos, são casados e não têm filhos. Gastam, em média, 118 euros durante as nove horas que passam na cidade.

Neste mês de Abril são esperadas 55 escalas de cruzeiro na capital, mais 41% do que no período homólogo de 2012, segundo a APL. A presença de sete navios em simultâneo no Porto de Lisboa não é inédita, sobretudo em Abril, que marca o início da época de cruzeiros pelo Mediterrâneo e o reposicionamento dos navios do Mediterrâneo e Norte da Europa.

A tendência de crescimento já se verifica desde o início do ano: entre Janeiro e Março registaram-se mais 9% de escalas em Lisboa do que no período homólogo de 2012. Este aumento "confirma a tendência verificada nos últimos anos para a antecipação da época para o primeiro trimestre, com o consequente esbatimento da sazonalidade da actividade de cruzeiros", escreve a APL numa nota publicada na sua página de Internet.

Em declarações à Lusa nesta quarta-feira, uma administradora da APL, Andreia Ventura, afirmou que o novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia irá permitir um "crescimento sustentado deste tipo de turismo". O concurso público para a concessão do terminal, que representa um investimento privado de 20 milhões de euros, vai ser lançado em Maio.

Este ano a APL prevê mesmo bater recordes: são esperadas, durante todo o ano de 2013, 355 escalas e 560 mil passageiros, sendo que 14 desses navios deverão atracar pela primeira vez em Lisboa. Quatro estarão em viagem inaugural - um deles, o MSC Preziosa, já se estreou a 16 de Março. Segue-se o Europa 2, a 24 e 25 de Maio, o Royal Princess a 19 de Junho e o Le Soléal a 13 de Julho.

Notícia actualizada às 15h30 e às 15h55: acrescenta parágrafo sobre o estudo do Observatório do Turismo de Lisboa e sobre o lançamento do concurso para a concessão do novo terminal de cruzeiros de Santa Apolónia

Sugerir correcção
Comentar