Já se pode ouvir o novo álbum dos Phoenix

É um dos discos mais esperados das próximas semanas. Bankrupt! já se pode ouvir na íntegra.

Foto

Quase sem se dar por isso, aos poucos, de forma tranquila, o grupo rock francês Phoenix transformou-se num dos casos de maior sucesso dos últimos anos em todo o mundo.

Não espanta por isso que a edição do seu novo álbum Bankrupt! – nas lojas a 22 de Abril – esteja a ser alvo de grande expectativa. A boa notícia é que o álbum já pode ser ouvido em antecipação, a partir de hoje, terça-feira, na loja virtual iTunes, uma estratégia que tem vindo a ser seguida nos últimos meses com assiduidade por muitos grupos. Para ouvir o álbum basta seguir este link e ouvir canções rock sintéticas, melodias pop certeiras e ambientes épicos.     

Trata-se do quinto álbum de estúdio dos franceses, sucedendo a Wolfgang Amadeus Phoenix (2009), que viria a arrecadar o Grammy de “Melhor Álbum Alternativo”, um acontecimento inédito para uma banda francesa. Aliás o sucesso no gigante mercado americano do seu último álbum – nem os amigos Daft Punk e Air foram tão longe – é um dos factos de maior registo num  percurso iniciado no final dos anos 1990 em Paris. O último álbum foi disco de ouro nos Estados Unidos e platina no Canadá ou Austrália.

O cantor Thomas Mars é casado com a realizadora de cinema Sofia Coppola, tendo ambos já colaborado várias vezes em processos criativos, mas desta feita tal não aconteceu. O excelente vídeoclip para o single de lançamento do álbum – Entertainment, que pode ser visto em baixo  – foi realizado pelo canadiano Patrick Daughters, um dos realizadores do género mais afamados, tendo trabalhado com bandas como os  Depeche Mode, Yeah Yeah Yeahs, Beck ou Interpol. O disco foi gravado entre Nova Iorque e Paris, tendo o grupo contado com a ajuda do também francês Philippe Zdar (Motorbass, Cassius). No fim de semana passado foram um dos grandes protagonistas do festival americano Coachella, um dos mais importantes do género.