Matrícula electrónica esteve indisponível no primeiro dia do prazo de inscrições

Sistema foi criado para alunos que vão entrar este ano no 1.º ano de escolaridade.

Foto
Prazo de matrículas decorre até Junho ENRIC VIVES-RUBIO

O prazo para matricular os alunos no 1.º ano de escolaridade começou nesta segunda-feira, mas durante todo o dia o sistema que permite efectuar as matrículas via Internet manteve-se indisponível.

Em resposta a questões do PÚBLICO, o gabinete de comunicação do  Ministério da Educação e Ciência (MEC) atribuiu a falha a "um problema técnico relacionado com os certificados que permitem fazer a ligação ao Cartão do Cidadão". Para as matrículas serem realizadas via Internet, é necessário que tanto os encarregados de educação como os alunos tenham cartão do cidadão.

O MEC garante que a área da matrícula electrónica existente no Portal das Escolas ficará disponível "em breve" para os encarregados de educação. As escolas já conseguiram ter acesso.

O sistema de matrícula electrónica foi lançado em 2011 no âmbito da “modernização dos serviços administrativos” e só se encontra disponível para as matrículas no 1.º ano do 1.º ciclo. Durante o dia de hoje, os pais que tentaram aceder a este serviço através do portal das escolas começaram por lidar com uma página de 2012, depois começou a surgir um aviso de que era impossível aceder e seguidamente foi afixada a informação de que o sistema se encontra em manutenção.

O prazo para as matrículas termina a 15 de Junho.  O pedido de matrícula também pode ser feito presencialmente nas escolas, embora o MEC tenha reafirmado, num despacho do dia 13, que “deve ser apresentado, preferencialmente, via Internet na aplicação informática disponível no Portal das Escolas”. 

O pedido de matrícula é obrigatório quando os alunos ingressam pela primeira vez na pré-escolar, no 1.º ciclo ou no ensino secundário recorrente. Depois, e até à conclusão da escolaridade obrigatória, esta é renovada automaticamente.

Notícia actualizada às 19h35. Acrescenta explicações do MEC e corrige data do lançamento da aplicação informática.
 
 

 

Sugerir correcção
Comentar