Ministro da Educação homologou metas para disciplinas dos 2.º e 3.º ciclos

Discussão pública resultou em 264 contributos, “muitos dos quais foram incorporados na versão final”, refere uma nota do ministério.

Foto
Depois das novas metas do básico, para o ano seguem-se as do secundário Pedro Cunha

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou nesta terça-feira que foram homologadas as metas curriculares de História, Geografia, Ciências Naturais e Físico-Química que estavam em consulta pública para os 2.º e 3.º ciclos.

O ministro, Nuno Crato, homologou na segunda-feira as metas a atingir para História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais, do 2.º ciclo, e para História (7.º e 8.º anos), Geografia (7.º e 8.º), Ciências Naturais (7.º e 8.º) e Físico-Química, do 3.º ciclo.

Os documentos foram postos à discussão pública em Março e receberam 264 contributos, “muitos dos quais foram incorporados na versão final”, refere uma nota do ministério.

As metas identificam os conhecimentos a adquirir e as capacidades que se querem ver desenvolvidas em cada área disciplinar e ano de escolaridade.

“Foram elaboradas por equipas responsáveis por cada uma das disciplinas, que contaram com um grupo de consultores formado por especialistas universitários e professores do Ensino Básico e Secundário”, esclarece o ministério, segundo o qual estão formuladas de “forma clara e precisa”, de modo a facilitar a sua consulta e utilização.

Trata-se de documentos normativos de progressiva utilização obrigatória. “Representam um apoio fundamental à planificação e organização do ensino, constituindo uma ajuda para o professor na escolha das estratégias a seguir”, defende o MEC, acrescentando que permitem também aos encarregados de educação acompanhar o progresso dos alunos.

As metas são ainda “um instrumento de trabalho central” para o Gabinete de Avaliação Educacional, responsável pela elaboração das provas e exames nacionais.

Encontram-se ainda em discussão pública as metas da disciplina de Inglês dos 2.º e 3.º ciclos. “Este trabalho continuará durante o próximo ano lectivo, quando serão apresentadas as metas curriculares e os programas do ensino secundário”, indica o MEC.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar