Fábrica de Santo Thyrso distingue designers de moda

Concurso FABPRINT vai distinguir jovens talentos na área da moda com prémios entre os 2000€ e os 5000€. Uma forma de assinalar o lançamento da Incubadora de Moda e Design

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Adriano Miranda

O concurso FABPRINT está à procura de novos talentos da área da moda, que aliem o design às novas tecnologias de impressão digital. Organizado pela Fábrica de Santo Thyrso, em cooperação com a Câmara Municipal de Santo Tirso e a ESAD (Escola Superior de Artes e Design da Matosinhos), surge no âmbito do lançamento do projecto iMOD - Incubadora de Moda e Design de Santo Thyrso, contando com prémios no valor de 2000€ ou 5000€ euros.

 

O concurso está dividido em duas categorias: Talent, que se dirige a alunos finalistas de cursos de moda ou que tenham completado a licenciatura no ano lectivo passado, e Product, destinado a criativos com experiência profissional em design de moda. Até 27 de Maio, os interessados devem fazer o registo online e enviar o projecto, currículo e nota biográfica por correio. Os resultados serão divulgados a 31 de Maio aos vencedores. E a 19 de Julho, haverá um desfile para anunciar ao público os vencedores na categoria Talent, e uma exposição para a categoria Product. Ambos na Fábrica de Santo Thyrso. 

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Adelaide Carneiro

 

Os projectos podem ser individuais ou em grupo, e destinam-se à Primavera Verão 2014. Os autores devem comprometer-se a usar materiais 100% nacionais, e rejeitar qualquer tipo de pêlo ou pele de origem animal. Em ambos os casos são aceites projectos femininos, masculinos ou mistos. Para a categoria Talent, devem ser submetidos três coordenados, que contenham 60% de impressão digital. Para a categoria Product, deve ser enviada apenas uma peça de vestuário, com 90% de impressão digital. Os concorrentes devem ainda incluir no dossier um "mood board", ilustração das peças, palete de cores, memória descritiva, entre outras informações, disponíveis para consulta no regulamento. 

 

O vencedor da categoria Talent receberá um prémio monetário no valor de 2000€ e seis meses grátis na iMOD. Já o vencedor da categoria Product será premiado com 5000€. A peça vendedora será depois comercializada, numa edição limitada de 100 exemplares, e as receitas serão canalizadas para o prémio da 2.ª edição do concurso.

 

iMOD abre em Julho

O concurso FABPRINT surge no âmbito do lançamento da Incubadora de Moda e Design da Fábrica Santo Thyrso, projecto que será inaugurado em Julho  com o objectivo de fomentar o empreendedorismo na área do design de moda.

 

É "mais uma iniciativa de promoção de divulgação", adianta Nuno Prata, director geral da Fábrica de Santo Thyrso. Com uma área de 3400 metros quadrados, a iMOD implicou um investimento de cerca de 4 milhões de euros e deverá acolher “até nove empresas ou projectos criativos”, podendo, no entanto, apoiar muitos mais.

 

"O primeiro mestrado em design de produto – Moda da ESAD” já se encontra a decorrer nestas instalações, revela Nuno Prata. A Incubadora dispõe de vários laboratórios de prototipagem e oferece condições para a realização de eventos e produções de moda. Poderão usufruir dos serviços “não apenas os designers residentes”, mas também “designers externos, alunos das escolas de moda e a própria indústria”. Inclui ainda serviços de "coaching", formações de nível avançado e pós-graduado, bem como a criação de uma rede de cooperação entre jovens criativos e empresas da área.

 

A Incubadora de Base Tecnológica - “que aloja neste momento dez empresas”, a Nave Cultural, a iMOD e o Centro Interpretativo da Indústria Têxtil “integram a primeira fase do Quarteirão Cultural e Criativo da Fábrica de Santo Thyrso”. Intitulado Fábrica de Santo Thyrso, o projecto, iniciado em 2009, pretende a recuperação de uma das mais emblemáticas fábricas têxteis da região do Vale e Ave, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Tirso. O espaço foi aproveitado pelo município para combater o desemprego e fomentar a criação de empresas inovadoras na antiga unidade industrial. 

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