Lisboa vai ter 110 bicicletas eléctricas para alugar

Vereador da Mobilidade diz que rede de bicicletas vai diversificar a oferta turística e reduzir as emissões poluentes.

Abandonado o projecto de instalar em Lisboa uma rede de bicicletas de uso partilhado, com 2500 veículos espalhados pela cidade, a câmara discute amanhã uma proposta mais modesta: a criação de apenas 20 estações, com um total de 110 bicicletas eléctricas para alugar.

A proposta é do vereador da Mobilidade, que considera que com este sistema se estará a "potenciar a aposta na mobilidade eléctrica", a "contribuir para a redução de emissões poluentes", a "melhorar a qualidade de vida na cidade" e a "diversificar a oferta turística, potenciando circuitos turísticos e a fruição das zonas históricas e emblemáticas". O desenvolvimento deste projecto e a sua concretização ficarão nas mãos da Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), estando já assegurado, segundo Nunes da Silva, o apoio da Associação de Turismo de Lisboa em termos de divulgação da iniciativa.

Quando arrancar, o sistema de aluguer de bicicletas terá 110 veículos, número que poderá evoluir para 150 "caso a procura o justifique". Nunes da Silva explica, na proposta que vai ser discutida amanhã, que "este projecto assume ainda o carácter de teste em relação à aceitação pública deste modo de transporte para as deslocações ocasionais de curta distância". Dois anos é a duração apontada para esse teste, por se considerar que é a necessária "para dotar a Câmara de Lisboa de dados de procura que lhe permitam fundamentar de modo mais objectivo o eventual alargamento deste serviço a outras áreas e eixos".

Campo Grande, Cidade Universitária, Entrecampos, Campo Pequeno, Alameda, Picoas, Saldanha, Praça de Espanha, Amoreiras, Marquês de Pombal, Rato, Príncipe Real, Estrela, Restauradores, Graça, Praça Camões, Santa Apolónia, Castelo, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Santos e Alcântara são algumas das localizações que estão a ser equacionadas para as estações de aluguer.